MAIO AMARELO: Ações de trânsito voltadas à sensibilização da sociedade seguem até 31 de maio

Voluntários do Detran-RO sensibilizam pessoas para engajamento do Movimento Maio Amarelo

MAIO AMARELO: Ações de trânsito voltadas à sensibilização da sociedade seguem até 31 de maio

Foto: Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) está realizando diversas ações para promoção do Movimento Maio Amarelo, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTran). Uma das ações acontece em um shopping da Capital, que iniciou em 29 de abril, com o Encontro Rondoniense de Educadores de Trânsito, e segue com um estande até o dia 31 de maio.
 
Com a mensagem estabelecida pela Resolução nº 1.000 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) – “Paz no trânsito começa por você”, o Movimento Maio Amarelo objetiva sensibilizar a população sobre o número de mortos e feridos no trânsito. “O símbolo do Maio Amarelo, juntamente à frase “Junte-se a nós na luta por um trânsito mais seguro” representa as vozes silenciadas por tragédias nas estradas”, explica Junaia Freitas, diretora da EPT.
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou a importância das iniciativas educacionais para segurança no trânsito, destacando que, “o governo tem mobilizado projetos e investimentos, a fim de impulsionar as ações do Detran-RO, juntamente ao engajamento da sociedade, visando fomentar a conscientização de uma cultura de civilidade e obediência às leis, transformando o trânsito em um lugar seguro para todos”.
 
Com abordagem ao público que frequenta o espaço, os educadores realizam uma sensibilização em prol de uma conscientização quanto às responsabilidades dos cidadãos na construção de um trânsito de paz, com segurança para todos. O microempresário Antônio Carlos Gomes da Silva, de 50 anos, visitou o estande na segunda-feira (6), e destacou a importância da conscientização sobre o uso correto dos dispositivos de segurança nos veículos, como a cadeirinha e o cinto de segurança. Para Carlos, as dicas fornecidas durante o Maio Amarelo são fundamentais para possibilitar meios à uma segurança de todos os usuários das vias.
 
 
CONVIVÊNCIA RESPONSÁVEL
 
“Além disso, o Movimento Maio Amarelo caminha lado a lado com o objetivo do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans)”, conforme relatou a analista de trânsito do Detran-RO, Janaína Alencar, ressaltando ainda que, “essa sinergia reforça o compromisso em salvar vidas e reduzir o número de feridos no trânsito, aproximando a sociedade das reflexões necessárias para uma convivência mais responsável nas ruas”.
 
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes, a união das vozes de cada agente em prol de um trânsito mais seguro e responsável é essencial. “Cada vida importa, se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito mais seguro. Afinal, a paz no trânsito começa por você”, evidenciou.
 
 
AÇÕES LÚDICAS
 
No sábado (18), das 10h às 22h, a EPT vai proporcionar às crianças que visitarem o estande do Detran-RO, no shopping, localizado na Avenida Rio Madeira, n° 3.288 – Bairro Agenor de Carvalho; atividades lúdicas, com jogos pedagógicos e apresentação dos mascotes “Vidinha” e “Ligadinho”.
 
 
MAIO AMARELO
 
Em sua 11ª edição no Brasil, o Maio Amarelo, criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, busca conscientizar a sociedade sobre a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. Desde sua criação em maio de 2011, o movimento tem se destacado internacionalmente, tornando o mês de maio, uma referência mundial para ações de segurança viária.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS