TRÂNSITO: Campanha Maio Amarelo 2024 é lançada oficialmente em Porto Velho

Semtran reforça ações educativas com foco na redução dos índices de acidentes de trânsito

TRÂNSITO: Campanha Maio Amarelo 2024 é lançada oficialmente em Porto Velho

Foto: assessoria

A Prefeitura de Porto Velho promoveu a abertura da campanha “Maio Amarelo” 2024 na tarde de quarta-feira (8), no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Com o lema “Paz no Trânsito Começa por Você!”, a campanha tem o objetivo de reduzir ainda mais os índices de acidentes na capital de Rondônia.
 
“O Maio Amarelo, evento nacionalmente conhecido, organizado pelos órgãos de trânsito estaduais e municipais, marca o momento da gente combater esse grande mal, que é a violência no trânsito, através de ações educativas e repressivas com fiscalização”, destacou Anderson Pereira, titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran).
 
Ele também disse que a Semtran vai realizar uma vasta programação alusiva ao Maio Amarelo dentro das escolas e no ambiente de empresas, entre outros, levando palestras educativas e colocando as equipes de agentes de trânsito em pontos estratégicos da cidade, como já vem ocorrendo, para inibir cada vez mais a violência no trânsito.
 
Ainda como parte das ações para o trânsito mais seguro para todos, Anderson Pereira citou o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo de forma célere e eficiente na sinalização de vias e até bairros inteiros, além de reforçar as pinturas desgastadas, substituir e implantar novas placas de trânsito.
 
 
“Nos pontos considerados de alto índice de acidentes, os cruzamentos com semáforos, nós estamos usando meios eletrônicos e também redutores de velocidade para que a gente possa inibir aquele condutor irresponsável, que insiste em infringir a legislação, furando o sinal, avançando vias preferenciais e colocando a vida de terceiros e a dele em risco”, enfatizou.
 
PARCERIAS
 
O coordenador de Trânsito da Semtran, Joelmir Silva (J. Silva), disse que uma das vertentes da campanha Maio Amarelo é agregar parceiros para tornar o trânsito mais seguro e mais humano para todos, ações estas que já são realizadas pela secretaria.
 
“Neste momento, estamos aqui com duas escolas representando o projeto “Criança de Hoje, Condutor de Amanhã”, a Francisco Elenilson Negreiros e a Escola Antônio Ferreira. Representando o projeto “Empresa Amiga do Trânsito”, temos a Master Motos, Rodão Motos e Boreal Energia”, comentou.
 
CAMPANHA
 
A campanha foi criada pela Organização das Nações Unidas em 2011, e chegou ao Brasil em 2014, através do Observatório de Segurança Viária.
 
“Trata-se de uma campanha muito importante. Devemos ensinar para as nossas crianças desde cedo sobre a não violência no trânsito, respeitar a sinalização, respeitar os pedestres, ciclistas e se respeitar no trânsito. Isso é o que nós temos que passar para os nossos alunos, porque assim eles vão se tornar cidadãos adultos com responsabilidade”, comentou a diretora da Escola Municipal Francisco Elenilson Negreiros, Nélida Moura, destacando ainda a parceria com a Semtran.
 
Para Andreia Valéria Batista, diretora da Escola Municipal Antônio Ferreira da Silva, “é importante a criança ter essa consciência, porque ajuda a educar os próprios pais. Da escola elas levam essas orientações para casa, para saber o que é certo ou errado fazer no trânsito. Essa campanha é muito importante, inclusive há vários anos a gente tem essa campanha de orientação na nossa escola, junto com a Semtran e com as nossas professoras”.
 
 
Entre os convidados que prestigiaram o evento, estava a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, e representantes do Corpo de Bombeiros.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ariquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS