PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Projeto fortalece ferramenta de monitoramento para combate às queimadas

Ferramenta tecnológica, fruto do projeto focado no combate às queimadas, objetiva dar mais celeridade ao combate de incêndios

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Projeto fortalece ferramenta de monitoramento para combate às queimadas

Foto: assessoria

Com a finalidade de dar mais celeridade ao combate de incêndios através de informações em tempo hábil, proporcionando uma maior eficiência no combate às queimadas, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) apresentaram ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), uma ferramenta tecnológica, fruto do projeto focado no combate às queimadas. O encontro aconteceu no dia 5 de junho, no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho.
 
A iniciativa é resultado das tratativas constituída em janeiro de 2024, quando foram discutidos aprimoramentos nos mecanismos de combate às queimadas. O projeto concentra-se no desenvolvimento de uma solução inteligente para monitorar, continuamente, a plataforma “Painel do Fogo”. A solução objetiva identificar focos de calor e enviar, em tempo real, informações relevantes para dispositivos móveis dos servidores do Corpo de Bombeiros, encarregados do combate ao fogo. 
 
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância do projeto. “A colaboração entre o governo do estado e o governo federal demonstra não apenas um avanço tecnológico, mas um compromisso com a sociedade.”
 
Durante a apresentação, os representantes da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação e do Censipam explicaram a importância e os benefícios da ferramenta.
 
O diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo evidenciou o impacto significativo da integração da tecnologia. “É gratificante darmos mais esse passo. Um dos objetivos da superintendência é promover a colaboração entre diferentes órgãos e instituições. Ver isso se concretizando é motivo de grande satisfação. Estamos proporcionando uma ferramenta para enfrentar um problema recorrente no estado, e apoiar o Censipam com a plataforma Painel do Fogo torna essa conquista ainda mais valiosa.”
 
O superintendente da Setic, Delner Freire reforçou que, a parceria entre o governo de Rondônia e o Censipam representa um passo decisivo na busca por soluções tecnológicas avançadas para preservação da Amazônia. “Através dos profissionais da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, está sendo possível concretizar este projeto. A ação demonstra o engajamento do estado na proteção ambiental. Ao explorar a tecnologia por meio do Painel do Fogo, ambas instituições fortalecem o compromisso mútuo na preservação do meio ambiente.”
 
Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS