LEMBRANÇAS: Morte do Arcebispo Dom Moacyr Grechi completa 5 anos

Arcebispo era considerado um missionário humilde e espiritualmente generoso

LEMBRANÇAS: Morte do Arcebispo Dom Moacyr Grechi completa 5 anos

Foto: Divulgação

Católicos portovelhenses lembram com saudosismo neste 17 junho, os cinco anos da morte do Arcebispo Emérito de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, considerado um grande defensor de minorias e de povos oprimidos. O falecimento do líder religioso ocorreu em 17 de junho de 2019. Era considerado um missionário humilde e espiritualmente generoso.

 

Em 2007, Grechi foi membro delegado da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-aamericano e Caribenho, marcada como a Conferência de Aparecida, ocasião em que conheceu o então arcebispo de Buenos Aires, Dom Jorge Mário Bergoglio, que atualmente é o Papa Francisco I. Juntos, deferem diversas pautas em favor dos povos latino-americanos e foram introdutores da Teologia da Libertação – corrente ideológica que reconhece a força histórica dos pobres e conscientiza que a pobreza não é vontade de Deus.

 

Incentivou a criação das Comunidades Eclesiais de Base porque acredita no povo e na sua organização como fator de enfrentamento social contra os poderosos e opressores das classes menos favorecidas. Como Arcebispo de Porto Velho, contribuiu para a criação da Faculdade Católica de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz de Rondônia e para o fortalecimento dos Centros Sociais da Arquidiocese. Teve como lema: “O último de todos e o servo de todos”.

 

Na Amazônia brasileira, Dom Moacyr Grechi foi referência internacional e como missionário católico e por defender os povos da floresta, os trabalhadores rurais sem-terra, os agricultores familiares e dos pobre e empobrecidos.

 

A primeira missão foi em 1972, como padre no estado do Acre, onde chegou a ser Bispo de Rio Branco.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ji-Paraná tem sua preferência?
Como você avalia a gestão do prefeito Cornelio em São Miguel do Guaporé?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS