RESGATE: Cinco pessoas são encontradas em condição análoga à escravidão em RO

Trabalhadores foram encontrados em reserva extrativista de RO e estavam sem acesso a água potável

RESGATE: Cinco pessoas são encontradas em condição análoga à escravidão em RO

Foto: Divulgação/MTE

Cinco trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão em duas fazendas de criação de gado situadas na Reserva Extrativista (Resex) estadual de Jacy-Paraná, próxima à Terra Indígena Karipuna (TIKA).

 

Durante uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram encontrados um vaqueiro e outros quatro trabalhadores, incluindo um adolescente de 16 anos. Eles foram contratados para limpar pastagens e viviam em condições insalubres, em locais precários, sem acesso a água potável e instalações sanitárias.

 

Os empregadores foram multados pelas irregularidades e obrigados a pagar os salários e rescisões devidas. Além disso, o MTE descobriu um mandado de prisão em aberto contra um dos trabalhadores resgatados, que foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

A Terra Indígena Karipuna (TIKA) está passando por um processo de desintrusão. Segundo o MTE, as propriedades inspecionadas, embora estejam fora da terra indígena, estão ligadas social e economicamente ao processo de retirada dos invasores.

 

Além do MTE, a operação de resgate contou com a colaboração do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública da União (DPU), da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS