DECISÃO: Moraes determina volta do X após mais de um mês de suspensão

Medida foi tomada após rede social recuar e atender as determinações do ministro

DECISÃO: Moraes determina volta do X após mais de um mês de suspensão

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira, 8, a volta do X no Brasil após quase um mês de suspensão da rede social. A decisão foi tomada após a empresa do bilionário Elon Musk solicitar o retorno das atividades após o cumprimento de decisões judiciais.
 
A rede social estava suspensa desde 30 de agosto, após uma determinação do próprio Moraes. Na ocasião, o ministro entendeu que a empresa não cumpria as ordens da Suprema Corte.
 
O retorno do X é mais um capítulo do embate entre Moraes e Musk, que começou ainda no passado. O ministro havia determinado o bloqueio de perfis de investigados em atos antidemocráticos, além de outras informações sobre os usuários.
 
Além de se recusar a atender aos bloqueios e não pagar as multas, Musk ainda fez críticas a Moraes. Em diversas publicações, chamou o ministro do STF de “tirano” e “ditador”.
 
Em agosto, o bilionário anunciou o fechamento do escritório no Brasil. A medida foi o estopim para Moraes determinar a suspensão da rede no Brasil.
 
Recuo do X
 
Nas últimas semanas, mesmo com os reiterados ataques de Elon Musk, a rede social mudou sua estratégia e passou a cumprir as determinações de Alexandre de Moraes. O primeiro passo foi a decisão do ministro que transferiu R$ 18 milhões das contas do X e Starlink para a União. Após o depósito, as contas bancárias das empresas de Musk foram liberadas.
 
Na sequência, a empresa iniciou os bloqueios de perfis de investigados e pessoas envolvidas com atos antidemocráticos. Por fim, o X indicou Rachel Villa Nova Conceição, que já comandava a rede, como sua representante no Brasil.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?
Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS