A Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) realizará, nos dias 20 e 21 de março , o I Encontro de Inovação do Poder Judiciário de Rondônia , no auditório da instituição, em Porto Velho. O evento contará com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além do lançamento do Prêmio de Inovação da Emeron e do e-book Transformação Judicial: Manual de Eficiência e Inovação para Gabinetes Judiciais.
O encontro tem como objetivo capacitar os participantes e promover a troca de experiências entre líderes e gestores públicos. Os temas abordados serão: Inovação no Setor Público: Existe ou é lenda?; Impacto Positivo da Inovação no Judiciário; Construindo Unidades e Laboratórios de Inovação; Liderando Pessoas na Era da Complexidade; Inovação na Comunicação Pública e o Papel dos Laboratórios de Inovação; e Redes de Inovação e a Construção de Problemas Interinstitucionais.
Durante o evento, será realizada uma Mostra de Inovação, com estandes que apresentarão ideias inovadoras promovidas pelo TJRO e outros tribunais do Brasil. Os participantes poderão vivenciar experiências imersivas com novas tecnologias.
Coordenado pelo vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes, e pelo juiz Áureo Virgílio Queiroz, coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (CEPEP), o evento contará com a apresentação do Laboratório de Inovação Gênesis, conduzida pelo juiz Áureo Virgílio Queiroz.
Entre os palestrantes confirmados estão a educadora executiva Liz Filincowsky, especialista em projetos de inovação; o diretor executivo da WeGov, André Tamura; e o assessor-chefe de Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Welington Samuel da Silva Monteiro.
Com essa iniciativa, a Emeron reafirma seu compromisso com a modernização do Judiciário, incentivando a criação e disseminação de práticas inovadoras no setor.