AÇÃO: MPRO promove Exposição Socioambiental no Dia Mundial do Meio Ambiente

AÇÃO: MPRO promove Exposição Socioambiental no Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: MPRO

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) realizará, nesta quinta-feira (5/6), a "Exposição Socioambiental", em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A atividade ocorrerá na Casa da Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho, a partir das 13h30. A iniciativa é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), sob responsabilidade da promotora de Justiça Valéria Giumelli Canestrini. O objetivo é incentivar a sociedade a refletir sobre sustentabilidade, conservação ambiental e uso responsável dos recursos naturais.
 
Com a participação de 11 expositores, o evento busca reunir instituições públicas, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais. Entre os participantes confirmados estão a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Associação Ecoporé, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Superintendência Estadual Indígena e o Batalhão de Polícia Ambiental.
 
Durante a exposição, o público poderá conhecer cadeias produtivas sustentáveis, como o turismo comunitário em reservas extrativistas, artesanato indígena e bioeconomia — que é o uso inteligente e renovável da natureza para gerar produtos e renda. Também haverá entrega de mudas, exibição de vídeos, mostras fotográficas, equipamentos usados na proteção ambiental e apresentações culturais.
 
 
Participação das comunidades
 
A Sedam levará jovens da Reserva Extrativista Rio Ouro Preto para mostrar produtos da floresta e compartilhar práticas sustentáveis com os visitantes. O ICMBio apresentará ações de educação ambiental nas escolas, projetos de combate a queimadas e um quiz educativo para crianças e adolescentes. Já a Associação Kanindé trará uma exposição fotográfica com registros das comunidades indígenas e da floresta.
 
A Universidade Federal de Rondônia fará uma mostra de audiovisual com roda de conversa, enquanto o Centro de Estudos Rio Terra e a Sema levarão mudas para doação. A organização Greendata apresentará artesanato indígena, e a Organização dos Seringueiros de Rondônia mostrará experiências de uso sustentável da floresta. O Batalhão de Polícia Ambiental também marcará presença com exposição de animais da região e distribuição de mudas.
 
 
Educar para transformar
 
A promotora de Justiça explicou que a proposta principal da Exposição Socioambiental é a educação ambiental e o fortalecimento das conexões entre cultura, ciência e tradição. "Ao aproximar diferentes setores da sociedade, o evento busca inspirar ações práticas e responsáveis para proteger a natureza e melhorar a qualidade de vida das gerações futuras", destacou Valéria Giumelli Canestrini.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve taxar os Estados Unidos da América?
Por que Bolsonaro está abandonando o gov. Marcos Rocha nas eleições de 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS