CRIME AMBIENTAL: Fazendeiros colocam traíras envenenadas para matar onças na Flona do Bom Futuro

As iscas com veneno de alto poder de contaminação estarias dentro de uma grande propriedade rural no entorno da unidade de conservação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pequenos produtores rurais do entorno da Floreta Nacional do Bom Futuro (Flona do Bom Futuro), em Rondônia, denunciam que fazendeiros estão colocando veneno de alto poder de contaminação para matar onças dentro da unidade de conservação. As iscas são feitas com traíras – um tipo de peixe apreciado pelos grandes felinos. Em vídeo encaminhado para o jornal eletrônico Rondoniaovivo, o denunciante mostra que o veneno é tão ofensivo que até moscas e abelhas estão morrendo.
 
O crime ambiental foi percebido porque urubus comeram os peixes contaminados e morreram de imediato perto do ponto de ceva, numa propriedade citada como “terra do Marcão”. O fato chamou a atenção pela grande quantidade de abrutes mortos num mesmo lugar. Quem fez o vídeo declara que a armadilha é para matar onças que vivem na floresta nacional. 
 
O denunciante também questiona a falta de fiscalização nas grandes propriedades rurais que tem limites com a área da Flona do Bom Futuro. Conforme declarou, as fiscalizações concentram nas pequenas propriedades que atuam com o regime de agricultura familiar. 
 
 
Flona Bom Futuro
 
A Floresta Nacional do Bom Futuro é uma unidade de conservação de uso sustentável, localizada nos municípios de Ariquemes e Porto Velho, no estado de Rondônia. Foi criada pelo Decreto 96.188, de 21 de junho de 1988, com o intuito de promover o manejo dos estoques de madeira da região.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve taxar os Estados Unidos da América?
Por que Bolsonaro está abandonando o gov. Marcos Rocha nas eleições de 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS