Mesmo que praticamente todo instante saiam notícias sobre algum golpe ou suas vítimas falando sobre, pessoas ainda caem neles e se prejudicam muito por conta disso. Até porque, quase na mesma velocidade em que as notícias saem, os criminosos inventam novos golpes. Agora, o importante para ficar de olho é saber como evitar o golpe da multa falsa do Detran.
Para aplicá-lo, os criminosos usam SMS, e-mail, panfletos e até notificação física através dos Correios. Tudo isso é uma tentativa de fazer a vítima pagar uma multa, que na realidade nunca recebeu.
Nesse golpe da multa falsa do Detran, a notificação chega para a vítima de alguma dessas formas e o documento é praticamente idêntico ao verdadeiro com dados conseguidos pelos criminosos através de foto da placa do veículo. Com um novo golpe na área é preciso saber como não cair nele. Veja algumas dicas.
Como evitar o golpe da multa falsa do Detran
1 – Saber que o Detran não manda notificações por meios digitais
A primeira coisa para evitar o golpe da multa falsa do Detran é saber que o órgão estadual não manda notificações através de WhatsApp, SMS ou e-mail. Se isso acontecer, a pessoa deve somente ignorar a mensagem. É importante ressaltar que o Detran também não manda boletos de pagamentos antes de uma notificação prévia.
Os comunicados do Detran são feitos de forma exclusiva através de carta pelos Correios diretamente para o endereço cadastrado no sistema deles.
2 – Conferir cada detalhe da carta para ter certeza que é verdadeira
Pelo fato de muitas pessoas saberem que o Detran não manda coisas digitalmente, os criminosos estão aprimorando as técnicas do golpe e usando notificações via Correios na tentativa de enganar as pessoas.
Por conta disso que quando alguém recebe uma notificação de multa é necessário analisar cuidadosamente os detalhes. A primeira coisa é conferir se existem erros gramaticais ou na formatação. Se tiver algum desses, é um indicativo grande que é um golpe.
A carta verdadeira não tem valores para pagamento, mas sim um QR Code que direciona o motorista para o site oficial do Detran. Com isso é que o motorista terá as informações da infração e como pode recorrer e pagar.
3 – Conferir os dados do boleto na hora de pagar
Mais uma forma de evitar o golpe da multa falsa do Detran é no momento de pagar a suposta multa conferir se as informações, como por exemplo, nome do beneficiário e código de barras do boleto estão certos no aplicativo do banco ou no caixa eletrônico.
4 – Ver o valor da multa
Nas multas falsas, várias vezes os criminosos colocam valores que não são os estipulados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Justamente por isso que é sempre importante conferir esse dado que, se não for igual ao código, existe muitas chances de ser um golpe.
5 – Usar o app Carteira Digital de Trânsito
A última forma de evitar o golpe da multa falsa do Detran é ter o app Carteira Digital de Trânsito no celular porque ele manda notificações se houver uma multa.