O artista circense e Mestre de Capoeira Natanael Costa deu início às atividades da Oficina Escola de Circo de Rondônia, projeto sociocultural que tem como objetivo levar técnicas circenses a estudantes de escolas públicas e associações de bairros na capital rondoniense.
Formado pela tradicional Escola de Circo do Rio de Janeiro, Natanael é também professor de Educação Física e conhecido nas artes marciais como Mestre Dragão de Rondônia. Ele é um grande defensor da cultura popular e acredita no poder das artes como ferramenta de transformação social.
Aula de circo no bairro Socialista
Nesta semana, as oficinas estão sendo realizadas na Escola Jesus de Nazaré, localizada no bairro Socialista, na Zona Leste de Porto Velho. Entre as técnicas ensinadas estão malabares, equilibrismo, palhaçaria e movimentos corporais, sempre com enfoque pedagógico e lúdico.
'A proposta é difundir as artes circenses e, ao mesmo tempo, estimular o desenvolvimento motor, a disciplina, a concentração e o envolvimento cultural das crianças e adolescentes', explica o idealizador do projeto, Natanael Costa.
Incentivo à cultura
A Oficina Escola de Circo de Rondônia é patrocinada pela Lei Aldir Blanc, mecanismo federal de incentivo à cultura, por meio de edital promovido pela Funcultural de Porto Velho.
Com a iniciativa, Natanael pretende alcançar diversos bairros e comunidades, despertando talentos e oferecendo novas perspectivas para crianças e jovens por meio da arte circense.