ESCORNEADO: “Puro preconceito dos vereadores, tem medo de vincular a imagem a ASCRON” diz presidente

Personagem projetou Rondônia nacionalmente nos anos 2000

ESCORNEADO: “Puro preconceito dos vereadores, tem medo de vincular a imagem a ASCRON” diz presidente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.

Ao longo dos últimos cinco anos, diversas personalidades — algumas inclusive bastante contestadas, como o presidente da CBF, Anderson Xauí e o advogado Nelson Willians — foram agraciadas pelos poderes constituídos de Rondônia com medalhas, votos de louvor, títulos e comendas em reconhecimento ao chamado “conjunto da obra” em favor das terras de Rondon.



No entanto, um nome que marcou profundamente o imaginário popular e projetou o estado nacionalmente no início dos anos 2000 parece ter sido deixado de lado: Pedro Soares, mais conhecido como Pedro da Ascron.



Criador e presidente ad aeternum da Associação dos Cornos de Rondônia (ASCRON), Pedro ganhou notoriedade nacional por meio de um personagem irreverente, carismático e criativo, que virou pauta de programas como Domingão do Faustão e Fantástico. A entidade rapidamente se tornou um fenômeno popular, conquistando milhares de associados e colocando Rondônia em evidência no cenário cultural brasileiro.



Segundo Pedro, o trabalho desenvolvido pela ASCRON sempre foi além do entretenimento folclórico. A associação também promoveu ações sociais relevantes ao longo dos anos, especialmente na comunidade onde está sediada, no bairro Pedacinho de Chão. Atualmente, embora a entidade mantenha registro ativo, suas atividades estão suspensas, à espera — como ele próprio ironiza — de “novos cornos” dispostos a dar continuidade ao projeto.



“Uma entidade como a ASCRON, que levou alegria a tanta gente e ajudou a construir a identidade cultural do estado, não deveria ser esquecida. Me sinto traído e deixado de lado enquanto pessoas que mal passaram por Rondônia recebem títulos e medalhas. Precisamos valorizar o que é nosso”, desabafou Pedro Soares.



Além de liderar a ASCRON, Pedro também presidiu a associação de moradores do bairro onde a entidade está localizada, atuando diretamente em ações comunitárias. Ele é ainda servidor público de carreira do município de Porto Velho.



Em 2012, Pedro tentou ingressar oficialmente na política ao se candidatar ao cargo de vereador. Apesar de uma campanha considerada expressiva e bom desempenho em pesquisas eleitorais, ele afirma ter se sentido “traído” pelo eleitorado nas urnas. Após o resultado, passou a reduzir gradualmente as atividades da ASCRON, culminando no fechamento de suas portas.



A sede da associação, que durante anos foi palco de grandes festas e encontros marcados pela presença de celebridades — entre elas o jornalista Maurício Kubrusly —, hoje permanece silenciosa.


CAMARA DE VEREADORES

Enquanto isso, Pedro da Ascron segue aguardando reconhecimento e visibilidade por parte da nova geração política de Porto Velho, que, segundo ele, tem falhado em preservar e valorizar personagens que ajudaram a construir a identidade cultural do estado.

 

Charanga da ASCRON faz exibição na frente da Câmara de Vereadroes da capital

 


Mesmo sendo servidor da câmara de vereadores, Pedro reclama que nunca foi condecorado pelos edis. “Puro preconceito dos vereadores, tem medo de vincular a imagem a ASCRON”


Perguntado se já houve filiação de vereador na entidade, Pedro garantiu que em 20 anos de legislaturas, pelo menos uns 10 vereadores já podiam ter se filiado, “mas por vergonha do eleitor, ficaram quietos’.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS