CALIXCOCA: Vacina brasileira contra crack e cocaína avança para testes em humanos

A iniciativa envolve pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais

CALIXCOCA: Vacina brasileira contra crack e cocaína avança para testes em humanos

Foto: Fundep/UFMG

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
A Calixcoca, vacina brasileira desenvolvida para auxiliar no combate à dependência de cocaína e crack, avança para uma etapa considerada decisiva: os primeiros testes em humanos. Criada por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, a tecnologia já apresentou resultados promissores em estudos pré-clínicos e agora busca comprovar segurança e eficácia em pessoas.
 
O objetivo da vacina é impedir que a cocaína produza os efeitos de prazer no cérebro responsáveis por reforçar o ciclo da dependência química. Para isso, a Calixcoca estimula o organismo a produzir anticorpos capazes de se ligar à droga ainda na corrente sanguínea, dificultando sua chegada ao sistema nervoso central.
 
Segundo os pesquisadores, a estratégia não elimina automaticamente a dependência, mas pode reduzir os efeitos da substância no organismo e ajudar no processo de tratamento e recuperação de usuários.
 
 
O projeto ganhou impulso após receber patentes no Brasil e nos Estados Unidos, além de novos investimentos para viabilizar a próxima fase da pesquisa. A etapa inicial em humanos deve avaliar principalmente a segurança da vacina, possíveis reações adversas e a dosagem mais adequada.
 
A iniciativa envolve pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
 
Apesar da expectativa gerada pelos resultados iniciais, os cientistas ressaltam que a Calixcoca ainda não está disponível para uso da população e segue em fase experimental. A tecnologia, no entanto, é vista como um avanço importante da ciência brasileira na busca por novas alternativas de enfrentamento à dependência química, especialmente em casos relacionados ao crack e à cocaína.
Direito ao esquecimento
O que você acha das obras e da largura da pista na Estrada dos Periquitos?
Qual escola de Porto Velho te traz boas lembranças?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS

Instale o app do Rondoniaovivo.com Acesse mais rápido o site