EM ALTA FLORESTA: Escola do Legislativo ministra curso inédito na Terra Indígena Rio Branco

A reserva tem 236 mil hectares e cerca de 1.500 indígenas distribuídos em várias aldeias

EM ALTA FLORESTA: Escola do Legislativo ministra curso inédito na Terra Indígena Rio Branco

Foto: Divulgação

 

Escola do Legislativo realizou um curso inédito de “ Fotos e Vídeos para Comunicação Digital” dentro da reserva indígena Rio Branco, no município de Alta Floresta do Oeste.
 
A reserva tem 236 mil hectares e cerca de 1.500 indígenas distribuídos em várias aldeias. Nos últimos anos ações governamentais apoiaram iniciativas no plantio do café e no extrativismo do açaí e castanha. Nos próximos dias será inaugurada modernas instalações de processamento e embalagem do açaí. A produção de castanha anual é de 800 toneladas em média e o café foi eleito o segundo melhor de Rondônia.
 
Entretanto, a comercialização destes produtos tem enfrentado dificuldades porque os indígenas só conseguem vender na região. Esta limitação foi levada ao Gabinete do deputado Jean Oliveira que acionou a direção da Escola do Legislativo.
 
Dois instrutores e dois assessores percorreram quase mil quilômetros para chegar à reserva indígena e levar conhecimento sobre comunicação digital. Cerca de 20 índios aprenderam a fotografar, filmar e editar vídeos e já estão utilizando estas técnicas para divulgar da melhor forma possível seus produtos para o mercado nacional.
 
Além disso, passaram a documentar o cotidiano das aldeias, fazendo um registro áudio visual sobre a cultura indígena.
 
O Diretor Geral da Escola do Legislativo, Fábio Ribeiro, explicou que o objetivo primordial é a qualificação dos servidores do parlamento, mas que vagas remanescentes têm sido disponibilizadas para a comunidade em geral. “Eventualmente realizamos cursos para públicos muito especifico justificado pelo grande impacto social, como o curso de libras para policiais militares que atuam na abordagem. A missão educacional tem que focar na transformação social.”
 
O curso contou com a presença do vereador Jacy Oliveira (DEM/Alta Floresta), que faz parte do corpo técnico da Emater/RO. O parlamentar mantem constante contato com a direção da escola, pedindo cursos para a região de Alta Floresta D’Oeste.
 
 
 
 

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS