CONE SUL: Unir tem autorização para o curso de Direito no campus de Vilhena

“No próximo semestre teremos o vestibular e iniciaremos a primeira turma, acredito, que no segundo semestre de 2023”

CONE SUL:  Unir tem autorização para o curso de Direito no campus de Vilhena

Foto: Divulgação

 

O município de Vilhena e a região do Cone Sul têm muito a comemorar com a notícia que chegou na quinta-feira, 29, à direção do campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e que há tempos era esperada pela comunidade: a aprovação para a implantação do curso de Direito na UNIR de Vilhena.
 
A reportagem da FOLHA DO SUL ONLINE conversou com a professora Aparecida Magali Gabriel Teixeira, chefe do Departamento de Administração, que será responsável pelo Curso de Direito até que ele esteja estruturado administrativamente.
 
A educadora explicou que quando se cogitou trazer para o Campus de Vilhena um novo curso, o primeiro passo foi consulta a comunidade e a graduação em Direito, segundo a Teixeira, foi quase uma unanimidade.  
 
O processo, conforme relato da professora, começou no ano de 2020, quando o diretor do Campus de Vilhena era o Professor Elder Ramos. “O primeiro passo foi a formatação do projeto político pedagógico para pleitear o curso. Esse projeto foi construído por uma equipe multidisciplinar com professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia, e com a colaboração de técnicos em assuntos educacionais, equipe da biblioteca e técnicos da UNIR”, lembra.
 
Finalizado no ano passado, o projeto passou pela diretoria do Campus de Vilhena e pela pró-reitora de graduação, Verônica Ribeiro da Silva Cordovil, e pela reitora da UNIR, Marcele Regina Nogueira Pereira.
 
Na semana passada, a UNIR Vilhena recebeu a visita de uma Comissão do Ministério da Educação (MEC), que veio avaliar o projeto, as instalações, a biblioteca, e o corpo docente da Universidade. “E hoje recebemos a notícia da aprovação para iniciar as atividades”, comemorou Aparecida Magali, que destacou o empenho do atual diretor do Campus de Vilhena Professor Doutor Claudemir da Silva Paula.
 
Aparecida Magali explicou que agora é somente aguardar a publicação pelo MEC da portaria do curso, o que ela acredita que deva acontecer nos próximos dias, para iniciar os preparativos para a seleção da primeira turma.
 
“No próximo semestre teremos o vestibular e iniciaremos a primeira turma, acredito, que no segundo semestre de 2023”, ponderou a professora, que ainda explicou que a seleção para o Curso de Direito, assim como para os demais cursos da UNIR, se dará pela nota do ENEM.
 
“Então os interessados no curso de Direito, e também nos demais cursos da UNIR, devem fazer o ENEM e, quando sair o edital do processo, seletivo se matricular”, disse a professora, antes de concluir: “é um curso muito esperado pela população, porque é um curso gratuito. A Universidade Federal de Rondônia oferece todos esses cursos gratuitamente. A UNIR tem esse curso em Porto Velho, e Cacoal, e agora teremos aqui no Cone Sul para atender a demanda da região”.  
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS