VILHENA: Bandidos estão usando imagem da Ciretran para aplicarem golpes

“Não existe venda de veículos por órgão público via redes sociais, não existe facilitação para obtenção de CNH”

VILHENA: Bandidos estão usando imagem da Ciretran para aplicarem golpes

Foto: Divulgação

Em áudio enviado à imprensa vilhenense na manhã desta sexta-feira, 20, o Chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Vilhena, Gustavo Ozeika, fez um alerta a sociedade sobre uma série de golpes aplicador por criminosas que se utilizam da imagem do órgão de trânsito ou de servidores dele.
 
 
Conforme Ozeika, em um dos anúncios dos golpistas nas redes sociais e no WhatsApp, eles teriam usado imagens do pátio de veículos recolhidos ao Detran de Vilhena para iludir as pessoas e tentar assim aplicar o golpe. “Eu quero deixar bem claro que todos os leilões que ocorrem no âmbito do Detran de Rondônia são feitos mediante ampla divulgação nos canais oficiais, inclusive no https://www.detran.ro.gov.br/, e em veículos de imprensa do Estado. 
 
  
O chefe da Ciretran Vilhena reforçou que no momento não há nenhum leilão realizado pelo Detran, E que qualquer informação nesse sentido pode se tratar de um golpe. “Atualmente o que há é um edital de notificação aos proprietários de veículos apreendidos informando que eles serão levados a hasta pública, caso os proprietários não tomem providências no sentido de retirá-los”, esclareceu Ozeika, que reforçou: “alertar a população que, quando você vir esse tipo de informação via Facebook ou WhatsApp, não confie, porque a chance de ser um golpe é muito alta”, alertou e aconselhou o público a sempre buscar esse tipo de informação dentro dos sites oficiais, seja do Detran ou de qualquer outro órgão público.
 
 
Ozeika esclareceu ainda que “Não existe venda de veículos por órgão público via redes sociais, não existe facilitação para obtenção de CNH, isso tudo são golpes que vêm sendo realizados de maneira muito repetitiva e de difícil identificação de responsáveis. Então, fiquemos muito atentos para não cairmos neles”, ponderou. 
 
 
O alerta já havia sido feito na semana passada pelo diretor-geral do Departamento, Paulo Higo Ferreira de Almeida, em matéria publicada no Portal do Governo de Rondônia. “Pedimos a população que fique atenta, já que nenhum dos nossos servidores está autorizado a ‘facilitar’ a aquisição de CNH, aquisição irregular de veículos, comprar ou vender veículos leiloados, ou excluir multas de trânsito”, explicou Almeida aconselhando os usuários a procurem a Ciretran da sua cidade para qualquer serviço que envolva pagamento.
 
 
O texto publicado no Portal do Governo de Rondônia sobre o tema detalha como o golpe acontece e o que fazer para se proteger.
 
 
COMO ACONTECE O GOLPE?
 
Utilizando perfil falso, os bandidos abordam as vítimas nas mídias sociais ou em aplicativos de mensagens, oferecendo vantagens na aquisição de veículos, CNH ou extinção de multas. Para garantir o “negócio”, exigem que o usuário faça o depósito de uma quantia em dinheiro, que gira em torno de R$ 1 mil e R$ 2 mil. Após o dinheiro ser compensando na conta do estelionatário, o perfil falso bloqueia a vítima, que nesse momento percebe o golpe aplicado.
 
 
COMO SE PROTEGER?
 
É importante saber que o Detran-RO em nenhum momento manda mensagens, e-mails ou faz contato via WatsApp para qualquer pessoa oferecendo serviços.
 
 
O Detran Rondônia tem investido em tecnologia, que oferece aos usuários serviços online e que não requer interferência de negociadores. A emissão de multas, taxas de documentação e IPVA podem ser acessadas de forma segura no endereço eletrônico https://www.detran.ro.gov.br/.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS