LISTA SUJA: Governo Federal insere empregadores de RO que praticam trabalho escravo

Em todo país foram acrescentados quase 250 novos nomes

LISTA SUJA: Governo Federal insere empregadores de RO que praticam trabalho escravo

Foto: Divulgação/MPT

O Governo Federal atualizou a "lista suja" que registra os empregadores responsáveis por submeter trabalhadores a condições semelhantes à escravidão.

 

Em Rondônia, dois novos nomes foram incluídos, totalizando seis na lista, e 54 trabalhadores estavam envolvidos nessas situações.

 

Em nível nacional, a lista recebeu 248 novas inclusões, abrangendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas, representando a maior adição já feita, conforme declarou o Ministério do Trabalho.


Os nomes dos dois empresários rondonienses foram revelados: Alexandre Alves da Costa, ligado à Fazenda Grupo Mato Grosso, localizada na linha 132, km 10, em Alta Floresta d’Oeste.

 

O outro é Cirineu Fernandes Figueiredo, proprietário de uma fazenda na linha 3, do distrito de Jacinopólis, em Nova Mamoré. Não foram divulgados detalhes sobre as infrações cometidas por eles.

 

Atualmente, a lista conta com 654 nomes, e as atividades econômicas com o maior número de empregadores incluídos são trabalho doméstico (43), cultivo de café (27), criação de bovinos (22), produção de carvão (16) e construção civil (12).

 

A atualização semestral da lista quer dar transparência às ações administrativas decorrentes das inspeções fiscais de combate ao trabalho escravo, segundo o Ministério.

 

Sistematicamente, auditores-fiscais do Trabalho encontram trabalhadores em condições precárias - Foto: Sérgio Carvalho/Auditor-Fiscal do Trabalho

 

Caminhos

 

Os nomes dos empregadores são adicionados à lista somente após o término do processo administrativo que analisou o caso, com uma decisão final sem possibilidade de recurso.

 

Cada nome permanece publicado por dois anos, e nesta última atualização de abril, 50 nomes foram removidos por terem alcançado esse período de publicação.

 

Os auditores-fiscais do trabalho do MTE realizam inspeções constantes para combater o trabalho análogo à escravidão, muitas vezes com a colaboração de diversas entidades, como a Defensoria Pública da União, os Ministérios Públicos Federal e do Trabalho, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária, entre outras.

 

Quando trabalhadores são encontrados nessas condições, um auto de infração é emitido, desencadeando um processo administrativo para apurar as irregularidades, garantindo o direito de defesa aos empregadores.

 

Pessoas físicas ou jurídicas são incluídas na "lista suja" somente após o término do processo administrativo relacionado ao caso específico de trabalho análogo à escravidão, com uma decisão final sem possibilidade de recurso.

 

Denúncias

 

Para denunciar casos de trabalho escravo, há a opção de utilizar o Sistema Ipê, lançado em maio de 2020 pela Secretaria de Inspeção do Trabalho em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho, permitindo denúncias remotas e sigilosas.

Direito ao esquecimento
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS