Cumprindo o cronograma definido no projeto, os serviços de reestruturação das pontes do rio Candeias estão em pleno andamento. Nessa fase está sendo feita a armação de ferragem para as bases de sustentação e reforço da estrutura. Os serviços envolvem mais de 20 trabalhadores que operam dentro e fora da estrutura para concluir o reforço e garantir a liberação para a passagem de veículos. As pontes ficam na BR-364, na divisa de Porto Velho com o Candeias do Jamari.
Os serviços começaram no último dia 4, e na época, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que as intervenções envolvem as travessias e marcam a aplicação inédita da tecnologia extradossada em Rondônia — técnica que reforça as estruturas com cabos externos de aço, ampliando sua durabilidade e segurança.
Enquanto uma frente de trabalho atua dentro da estrutura das pontes, outra equipe trabalha na parte externa preparando a terraplenagem para a execução das novas fundações.
As obras foram definidas após inspeções identificarem falhas estruturais nas duas pontes do km 693 da BR-364. A ponte mais antiga, com cerca de 60 anos, foi interditada. Já a ponte mais nova, de 2009, opera em sistema de “pare e siga” desde o surgimento de uma trinca no tabuleiro central.