EM VILHENA: Vídeo documentário retrata cultura da comunidade indígena Sabanê

Com foco na preservação da identidade e na valorização dos conhecimentos ancestrais

EM VILHENA: Vídeo documentário retrata cultura da comunidade indígena Sabanê

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
A cultura e os saberes tradicionais da comunidade indígena Sabanê, em Vilhena (RO), são tema do vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultura e Tradição da Comunidade Sabanê”. A produção foi gravada nas aldeias Sowainte e Capitão Kina e apresenta um registro das tradições, ritos e práticas culturais do povo Sabanê.
 
Com sete minutos de duração e classificação livre, o curta-metragem destaca aspectos históricos e culturais da comunidade indígena, com foco na preservação da identidade e na valorização dos conhecimentos ancestrais.
 
Produção foi gravada em aldeias de Vilhena
 
O documentário foi filmado nas aldeias Sowainte e Capitão Kina, localizadas no município de Vilhena. A direção e o roteiro são da jornalista e documentarista Andréia Machado.
 
A direção de som é assinada por Marcio Guilhermon. A direção de fotografia, captação de imagens e edição ficaram sob responsabilidade de Washington Kuipers. A produção conta ainda com interpretação em Libras, ampliando a acessibilidade ao público.
 
Projeto foi contemplado por edital cultural
 
O documentário foi contemplado pelo Edital de Premiação nº 01/2025 – “Edital de Execução Cultural Anita Pietchaki”, no segmento Audiovisual, Eixo I, Linha de Ação Curta-Metragem. A iniciativa foi promovida pela Fundação Cultural de Vilhena (FCV).
 
Os recursos são oriundos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
 
Lançamento acontece nas próprias aldeias
 
O lançamento do documentário ocorre neste fim de semana, sábado (21) e domingo (22), nas aldeias Sowainte e Capitão Kina, em Vilhena.
 
Após a exibição, será realizada uma roda de conversa com a participação do sociólogo Marcio Guilhermon e membros da comunidade indígena Sabanê. O encontro tem como objetivo promover espaço de diálogo sobre os temas abordados no filme, incluindo preservação cultural, desafios enfrentados por comunidades tradicionais e fortalecimento dos saberes ancestrais.
 
A produção audiovisual registra aspectos da memória, cultura e tradições do povo Sabanê, dando protagonismo à própria comunidade indígena nas imagens e nas discussões realizadas após as exibições.
Direito ao esquecimento
O FACEBOOK anunciou que dois plugins sociais — o botão "Curtir" e o botão "Comentar" — foram descontinuados desde 10 de fevereiro de 2026.
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS