Duas execuções sumárias ocorridas no início da tarde de ontem e testemunhadas por uma criança, deixaram chocada a população do bairro Tancredo Neves. O taxista Abel Edson dos Santos, 45, e o irmão dele Enilson Lago dos Santos, 43, foram mortos a tiros de revólveres disparados à queima-roupa por dois homens ainda não identificados pela polícia, que fugiram em um Pálio branco.
*A execução ocorreu dentro da casa de Abel, na Rua 1º de Março e teve como testemunhas a mulher da vítima Izamar da Costa Oliveira, 38, e o filho mais novo do casal, que também foi ameaçado pelos assassinos. Enilson, eliminado de forma covarde com vários tiros na cabeça, caiu na porta da cozinha.
*O dono da casa foi atingido por um tiro no crânio, disparado de cima para baixo, morreu dentro da ambulância do SAMU a 30 metros da casa. Abel, taxista, estava dormindo quando os pistoleiros o executaram, sem oferecer-o qualquer chance de defesa.
*A chacina - Segundo Izamar, por volta das 12h15 de quarta-feira, dois homens entraram no portão de sua casa, todos armados com revólveres. Um dos criminosos encostou a arma na cabeça da criança e o outro invadiu a casa pelos fundos. "Estavam de caras limpas e sem dar qualquer justificativa abriram fogo contra o meu cunhado Enilson e o meu marido Abel", disse.
*Enilson era motorista de ônibus da Empresa de Transportes Coletivos Real Norte e estava de férias. Ele morava na Rua Mendes Sá, bairro Bahia, mas havia combinado de passar o dia na casa do irmão Abel, onde foi eliminado de forma covarde.
*Testemunhas garantem que os matadores passaram a manhã inteira andando pelas ruas do bairro, supostamente tentando localizar a casa do taxista. A polícia não sabe as causas dos assassinatos, cujos métodos se assemelham aos empregados pelo "esquadrão da morte".
*No interior da casa e do lado de fora, em meio ao banho de sangue, os parentes choravam a perda de seus entes. Todos aturdidos sem entender as razões da desgraça que se abateu sobre a família Santos. O delegado geral Walter Prado, que está no interior determinou ainda ontem a criação de uma Força-Tarefa para caçar os homicidas em mais um crime misterioso e outra vez envolvendo taxista.