Na tarde de quarta-feira (23) uma guarnição da Força Tática do 5º BPM foi acionada pelo Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP) para atender uma ocorrência de roubo a um estabelecimento comercial, a loja Vip Fashion, na rua José Amador dos Reis, bairro JK, zona leste da Capital. Chegando no local os policiais foram informados pela vítimas e testemunhas que um grupo de adolescentes, sendo que dois deles estavam com armas em punhos, um deles identificado como Alan da Silva Nascimento, 18 anos, e o outro um menor de 16 anos, chegaram anunciando o assalto, trancando as vítimas em um cômodo da loja.
Segundo as testemunhas enquanto estavam presos os grupo fez a “limpa” na loja, roubando várias confecções, jóias, vários aparelhos celulares, além de documentos pessoais e uma certa quantia em dinheiro. Segundo uma das vítimas, Micheli Pereira Kapparinn, 22 anos, foi tudo muito rápido, pois logo o grupo fugiu.
O histórico do Boletim de Ocorrência nº 560/2008 relata que a guarnição saiu em diligência nas proximidades na tentativa de localizar os assaltantes e com o apoio da Ciclo Patrulha do 5º BPM e a guarnição comandada pelo sargento Tavares, localizou dois integrantes do grupo, uma adolescente de 16 anos e Alan, na rua São José, no bairro São Francisco, de posse de vários objetos roubados do estabelecimento, além de dois aparelhos celulares.
Com a menor apreendida e o rapaz detido, os policiais conseguiram localizar o resto do grupo. Segundo a ocorrência, os dois delataram o “mocó” onde estaria o restante das confecções e os outros envolvidos – todos menores - , e uma das armas, em uma residência no bairro Lagoa. Os policiais ainda encontraram alguns dos infratores já usando as roupas roubadas.
Um dos menores disse à polícia que a outra arma foi entregue a outro menor que mora em uma rua dentro do bairro São Francisco, mas não foi localizado. Diante dos fatos foi dada voz de apreensão aos menores infratores e de prisão a Alan da Silva Nascimento. Todos foram levados à Central de Polícia.