Por volta das 15h00m da última quinta-feira (09/08/2012), a Central de Operações da Polícia Militar de Rolim de Moura, recebeu uma informação anônima, de que em uma casa em construção no bairro Planalto, haviam chegado dois homens em uma motocicleta e estariam fazendo divisão de drogas. Imediatamente duas guarnições foram ao local e se depararam com os elementos Gilmar T. S., 31 anos, vulgo Gebão e Roziel B., 30 anos, que ao avistarem a viatura, tentaram fugir, porém foram detidos a tempo. Ao realizar buscar, foi encontrado dentro de uma caixa de papelão, aproximadamente um quilo e quatrocentos gramas de substancia entorpecente (crack), que estava dividida em duas barras e doze pedras de aproximadamente de 50g cada uma e também estavam dentro da caixa e uma balança de precisão. Também foram detidos Wenderson C. C., 31 anos e Valtemir A. S., 39 anos que estavam no local.
Após a prisão dos acusados de tráfico, agentes da Polícia Civil, que já tinham em mãos um Mandado de Busca e Apreensão, com apoio do Aspirante a oficial Tenente Matos, foram à casa de Gilmar, também no bairro Planalto, onde encontraram dentro de um guarda-roupa, dois invólucros grandes de substância aparentando crack, pesando aproximadamente 500g. A esposa de Gebão, Solange G. S., 28 anos, que estava na casa no momento da busca, foi detida e conduzida para a Delegacia de Polícia.
Gilmar, Roziel, Wenderson, Valtemir e Solange, foram presos em flagrante delito fulcro no art. 33, caput, da Lei 11.343/06, e caso sejam condenados, podem pegar pena de reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (um mil e quinhentos) dias-multa. Todos, com exceção de Valtenir, já eram investigados por tráfico de drogas.
Ao buscar informações sobre os acusados, foi constatado que Wenderson C. de O., possuía mandado de prisão expedido pela Vara Criminal da comarca de Rolim Moura.