LAMBUJA: ONG de animais e vereadora são alvos de ação policial na capital

As equipes de policiais da DECOR cumpriram 08 mandados de busca e apreensão na residência dos investigados e em uma ONG

LAMBUJA: ONG de animais e vereadora são alvos de ação policial na capital

Foto: Ilustrativa/ Reprodução da internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da Delegacia de Combate à Corrupção – DECOR, deu cumprimento, na manhã de hoje, às medidas cautelares que inauguraram a fase ostensiva da denominada “Operação Lambuja”.
 
As equipes de policiais da DECOR, com o auxílio de outras unidades da Polícia Judiciária, cumpriram 08 (oito) mandados de busca e apreensão na residência dos investigados e em uma ONG (Organização Não Governamental).
 
A ação desta manhã é resultado da investigação materializada em Inquérito Policial, instaurado na DECOR, que teve início a partir de requisição ministerial para apurar denúncia oriunda da 7ª Promotoria de Justiça de Porto Velho, sobre ilegalidades envolvendo uma ONG de amparo de animais errantes, cuja aquisição do veículo e outros suprimentos para beneficiar a organização se deram, após o recebimento de emenda parlamentar, na ordem de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).
 
Essa verba teria sido incorporada ao orçamento do município de Porto Velho à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e repassada à associação, após a solicitação de uma vereadora.
 
De acordo com a denúncia que coincidiu com o resultado das diligências, documentos que se referiam à prestação de contas foram incluídos no processo de forma inverídica, além do fato de que o abrigo que acolhe os animais está em péssimas condições, em que pese ter recebido um valor significativo do recurso público.
 
Os gastos relativos à alimentação dos animais não corresponderiam ao valor usado para alimentá-los e que o veículo adquirido pela ONG serviria para atender ao uso pessoal e articulações políticas desta vereadora.
 
As diligências desta manhã visam robustecer o arcabouço probatório do inquérito policial, possibilitando o almejado ressarcimento ao erário e a individualização das condutas de todos os envolvidos nas práticas delitivas.
 
O nome da operação é alusivo ao substantivo feminino Lambuja: referente à vantagem em negócio, aquilo que se ganha além do esperado, recompensa a um negócio lucrativo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possacomentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

O TCE-RO rejeitou o novo contrato de limpeza urbana da capital; a Câmara aprovou mesmo assim. Qual sua opinião sobre isso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

INSTITUTO PAH POW

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS