Uma ação mais incisiva foi realizada pelo comando de greve acadêmico da Unir – Universidade Federal de Rondonia. Estudantes invadiram a sede da instituição no centro da Porto Velho por volta de 6hs da manhã desta quarta-feira. Munidos de pneus, paus, bandeiras e outros objetos, cerca de 100 estudantes tomaram o prédio onde também funciona a reitoria.
O prédio está todo fechado, com os seguranças (vigilantes) do lado de fora. Pneus foram colocados nas portas. Os estudantes literalmente se trancaram no prédio e garantem só sair após reunião com o MEC – Ministério da Educação e Cultura, que garanta a imediata retirada do reitor Januario Amaral, que possui diversas denúncias de sua administração frente a instituição de ensino superior.
Januario faz parte do grupo político do senador Valdir Raupp e deputada federal Marinha Raupp, ambos do PMDB. Sua presença á frente da UNIR seria muito interessante e rentável para o casal de políticos. A Polícia Federal ainda não chegou ao local. A Polícia Militar está na frente do prédio. Nenhum funcionário está tendo acesso ao local.