A candidata garantiu ainda que irá apoiar as prefeituras na melhoria do atendimento da saúde básica, de responsabilidade dos municípios.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ao participar de reuniões em empresas e com a comunidade em Porto Velho, a candidata ao governo Jaqueline Cassol (PR), defendeu que as ações da saúde sejam descentralizadas, permitindo que o paciente do interior seja atendido em sua região e o da capital tenha o acesso facilitado aos serviços médicos.
- Temos que colocar em pleno funcionamento o Hospital Regional de Cacoal, assegurando exames e cirurgias de alta complexidade. Além disso, é preciso fortalecer o atendimento à saúde em regionais como Vilhena, São Francisco do Guaporé, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Guajará-Mirim e Ariquemes, para que o paciente não precise se deslocar.
A candidata garantiu ainda que irá apoiar as prefeituras na melhoria do atendimento da saúde básica, de responsabilidade dos municípios.
- As prefeituras não conseguem oferecer o atendimento adequado e isso acaba sobrecarregando as regionais de saúde. Uma grande parcela dos atendimentos poderiam ser feitos nas unidades básicas de saúde, desafogando os grandes hospitais. Vou ser parceira dos municípios para ampliar e melhorar a atenção básica.
Para Jaqueline, fortalecendo as ações de saúde no interior, vai ser possível oferecer também melhor atendimento aos pacientes da capital.
- Se um paciente de Pimenta Bueno tem atendimento em Cacoal, por exemplo, ele não precisaria se deslocar até a capital, num desgaste ainda maior e aumentando a sobrecarga nas unidades de Porto Velho. Por isso, a meta é atender nas regionais, para desafogar a rede de saúde.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!