ANDANDO: Confúcio Moura percorre Vale do Mamoré e discute demandas com a comunidade

Confúcio Moura afirmou que está ouvindo os companheiros e traçando estratégias de fortalecimento da legenda

ANDANDO: Confúcio Moura percorre Vale do Mamoré e discute demandas com a comunidade

Foto: Divulgação

Licenciado do Senado Federal, o presidente nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e ex-governador Confúcio Moura, está percorrendo o estado e participando de rodas de conversa com os correligionários do partido, simpatizantes e visitando amigos. No início desta semana, o parlamentar acompanhado de membros da executiva estadual do MDB visitaram os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.
 
Confúcio Moura afirmou que está ouvindo os companheiros e traçando estratégias de fortalecimento da legenda, formando diretórios e abrindo a sigla para novas lideranças, reafirmando que o MDB tem trabalho prestado em todos os municípios do Estado.
 
Em Nova Mamoré, na segunda-feira (18), na Câmara de Vereadores, o prefeito Marcélio Brasileiro (DEM), agradeceu a visita de Confúcio por estar ouvindo as demandas da comunidade, e por acreditar que política pública se faz a partir dos anseios das autoridades locais que vivenciam a realidade.  Marcélio destacou a emenda de 2019 de Confúcio Moura superior a R$ 900 mil, para restauração da escola Jorge Teixeira, a mais antiga do município.
 
De acordo com o Marcélio, a Prefeitura do município entrou com a contrapartida de R$ 400 mil e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) já aprovou. “Agora só estamos aguardando o contrato para a gente licitar a obra. Acredito que a escola vai ficar muito bonita após a reforma. É a escola que tem maior demanda do município. São quase 800 alunos estão matriculados”, enfatizou.
 
O vereador Célio Brito, de Nova Mamoré, também agradeceu a atenção de Confúcio Moura. Segundo ele, o município está com 33 anos de emancipação, e a primeira vez que ouviu falar sobre emenda parlamentar foi no mandato de deputado federal de Confúcio e do senador Amir Lando, ambos do MDB. “Um fez a galeria de águas pluviais e o outro fez o primeiro asfalto da cidade”, disse. Célio Brito também solicitou apoio de Confúcio, assim que ele voltar ao Congresso, para  interceder sobre a legalização fundiária na região.
 
Na terça-feira (19) Confúcio visitou a prefeita de Guajará Mirim, Raissa Bento (MDB) e o secretariado. Conversaram sobre internet para as comunidades isoladas, saúde, educação, ação social e combate à fome. Os vereadores do município também receberam o parlamentar, discutiram recursos para a região, educação, obras inacabadas, regularização de terras e agricultura familiar.  Confúcio afirmou que é possível aproveitar as áreas no município já abertas para produzir soja, algodão e milho.
 
Dois vereadores indígenas de Guajará, Uten Cacami e Francisco Oro, que também são professores em suas comunidades, reivindicaram apoio às causas dos povos originários. Segundo Francisco Oro, estão querendo, com as novas leis, acabarem com o direito dos indígenas. “Eu sei que o senhor está do nosso lado, e tem esse “Marco Temporal” aí que está querendo exterminar com a gente, a população indígena”, disse.
 
Oro lembrou que Confúcio, à época em que foi governador, esteve na comunidade de Sagarana e no distrito de Surpresa (regiões isoladas) e agradeceu a construção do posto de saúde, no entanto, o vereador enfatizou que está faltando profissionais na unidade para atender as pessoas. Oro também reclamou que o Barco Hospital Walter Bártolo, também implantado no Governo Confúcio, mudou o cronograma, e hoje não encosta no Porto de Sagarana. Segundo ele, o Barco hoje atende apenas no distrito de Surpresa. “É muita gente para atender em dois, três dias toda a comunidade”, lamentou.
Direito ao esquecimento

Qual senador(a) você acha mais atuante?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública. Vote quantas vezes quiser!

MAIS NOTÍCIAS

S M R de Freitas

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS