SANEAMENTO: Anderson Pereira debate falta de água tratada em Nova Califórnia

Conforme dados do Ranking do Saneamento Básico 2021 realizado pelo Instituto Trata Brasil, o município de Porto Velho ocupa a penúltima posição em relação ao atendimento de água para a população

SANEAMENTO: Anderson Pereira debate falta de água tratada em Nova Califórnia

Foto: Divulgação

Em atenção às demandas dos moradores do distrito de Nova Califórnia e demais localidades, o deputado estadual Anderson Pereira (Republicanos), participou de uma importante audiência pública, realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Bandeirantes, proposta pelo deputado Ismael Crispin (PSB) para debater a falta de água tratada na região.
 
Conforme dados do Ranking do Saneamento Básico 2021 realizado pelo Instituto Trata Brasil, o município de Porto Velho ocupa a penúltima posição em relação ao atendimento de água para a população e conforme os dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) ano base 2018, apenas 35,3% da população do município apresenta abastecimento de água potável, sendo considerada a capital com o pior percentual neste indicador.
 
Durante audiência, que teve a importante participação do vereador Márcio Pacele (PSB), a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia – Caerd, apresentou um plano para construção de poços artesianos para atender de forma paliativa a população, porém, ainda não é uma certeza a eficácia dessa implantação devido ao solo ser contaminado, conter muitos pontos de ferrugem. Mesmo a Caerd incluindo a instalação de filtros para captar essa ferrugem, o projeto pode não ser tão promissor.
 
 
De acordo com as expectativas, o Governo do Estado planeja encaminhar um aporte financeiro de aproximadamente R$ 57 milhões de investimento para melhorar a estrutura da Caerd. Baseado nessa informação, Anderson Pereira, deu encaminhamento para que parte desse recurso seja investido na compra de caminhões pipas, para atender os distritos da Ponta do Abunã e os outros distritos e municípios do estado que sofrem sem abastecimento de água.
 
Segundo Anderson, a população do distrito vem sofrendo há tempos por conta da falta de água potável e tentam amenizar os problemas do abastecimento através da perfuração de cacimbas (poços com grande diâmetro), mas que produzem vazões pequenas, aproximadamente 1000 1 por dia e geram muitos contratempos.
 
“Nosso objetivo é mudar esse cenário e lutar para trazer água potável e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em nossos distritos. Como sempre digo, nossa luta por dias melhores continua!”, finalizou o deputado Anderson Pereira.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS