POUCOS DIAS: TSE anula votos de Geraldo da Rondônia e atual composição da ALE/RO deve mudar

Jesuíno Boabaid, que assumiu a vaga, tentou suspender julgamento, mas ministros decidiram por nova recontagem de votos

POUCOS DIAS: TSE anula votos de Geraldo da Rondônia e atual composição da ALE/RO deve mudar

Foto: Montagem/Rondoniaovivo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou pela sexta vez o recálculo dos quocientes eleitorais e partidário em Rondônia, referente às eleições de 2018.

 

A decisão pode mudar novamente a atual composição da Assembleia Legislativa e não interfere na legislatura onde os novos deputados e deputadas estaduais tomam posse em 01 de fevereiro.

 

Uma vez que os votos atribuídos ao ex-deputado Geraldo da Rondônia foram considerados nulos, é necessário rever as cadeiras do parlamento.

 

Geraldo foi condenado por financiamento ilegal de sua campanha e recorreu a Brasília. Recentemente, os ministros encerraram a votação e decidiram por uma nova recontagem de votos.  

 

O atual deputado estadual, Jesuíno Boabaid, que ocupou a vaga deixada por Geraldo Rondônia – afastado por condenação penal definitiva – tentou suspender o julgamento no TSE, mas não obteve sucesso.

 

Votaram pela recontagem os ministros Sérgio Banhos, Carlos Horbach, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

 

A decisão pelo recálculo já foi enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia para cumprimento imediato, o que deve ocorrer na próxima semana.

 

Com a decisão de declarar nulos os votos de Geraldo da Rondônia, a Coligação PMN/PSC/PC do B, que tinha 54.947 votos e elegeu Neidson Barros e Geraldo da Rondônia, passa a ter 45.515, podendo perder uma cadeira.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS