MÁRCIA SOCORRISTA: Vereadora destaca pontos importantes sobre a fibromialgia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) a Fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dores musculares, generalizadas e crônicas. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço.

MÁRCIA SOCORRISTA: Vereadora destaca pontos importantes sobre a fibromialgia

Foto: Assessoria

Bom dia, pessoal! Hoje vamos mostrar a vocês um pouco sobre a doença Fibromialgia.
 
 
Tenho essa doença há anos e não tem sido fácil conviver todos os dias com dores por todo o corpo, todos os dias são dias de dores, mas não deixo de viver a vida como ela é, pois trabalho diariamente, como mulher, mãe, protetora de animais e parlamentar, mesmo sofrendo as consequências de uma doença psicossomática, continuo em minha jornada.
 
 
No dia 28 de junho de 2022, foi aprovado pela maioria dos vereadores o projeto de lei 4355/2022 de autoria da Vereadora Márcia Socorristas que dispõe sobre a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no Município de Porto Velho/RO.
 
 
E você sabe o que é Fibromialgia? Quais seus sintomas? E o que fazer para diagnosticá-la?
 
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) a Fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dores musculares, generalizadas e crônicas. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios de humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações de concentração e perda de memória.
 
 
A Fibromialgia é bastante comum, afetando 2,5 da população mundial, desconsiderando de nacionalidade ou condições socioeconômicas, geralmente a doença tem sua prevalência concretizada muito mais nas mulheres do que nos homens e nas faixas etárias de 30 a 50 anos de idade.
 
 
A origem da doença muitas vezes se deve a traumas psicológicos ou físicos que não foram devidamente tratados. O diagnóstico da doença é realizado através de exames físicos e laboratoriais, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas através de procedimentos e medicamentos prescritos por médicos especialistas, busca o tratamento aliviar os sintomas agressivos das dores musculares, o que contribui para a melhoria da qualidade do sono do portador, o aumento de sua disposição frente às suas atividades diárias.
 
 
Importa salientar que a sociedade carece ser informada sobre as dificuldades do portador de fibromialgia, ficando claro que essa pessoa não é preguiçosa, resmungona, desequilibrada, e sim uma pessoa que sofre com dores musculares diárias, isso compromete seu rendimento em todos os aspectos de sua vida. Por isso a informação a respeito das consequências da fibromialgia para quem a sente, é necessária para que o portador dessa doença seja acolhido e respeitado não com uma pessoa desajustada, mas como alguém que busca conviver com dores insuportáveis para a maioria da população.
 
 
Então ao saber que alguém sofre por ocasião da fibromialgia, não o julgue, acolha-o, a doença por si já é um fardo, o preconceito e o julgamento só provocarão ainda mais dor.
 
 
É isso aí pessoal, somos todos apoiando os portadores de fibromialgia.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS