CONFÚCIO MOURA: Emenda do senador custeia mutirão de cirurgias de catarata

Iniciativa é da Prefeitura de Ariquemes e recursos do parlamentar foram de R$ 500 mil

CONFÚCIO MOURA: Emenda do senador custeia mutirão de cirurgias de catarata

Foto: Assessoria

A Prefeitura de Ariquemes iniciou o mutirão de cirurgias para remoção de catarata em pacientes que já passaram por triagem e exames pré-operatórios. Ao todo serão atendidos cerca de 100 idosos no primeiro semestre deste ano, divididos em dois grupos.  Os procedimentos iniciaram no dia 10 de fevereiro no centro cirúrgico de hospital particular, vencedor do certame licitatório.
 
 
A ação é custeada por uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil, do Senador Confúcio Moura (MDB-RO) e contrapartida da administração municipal.
 
 
 
 
“A catarata é uma doença universal. Todos teremos catarata um dia. Eu mesmo já operei e sei o quanto ela maltrata as pessoas. Embora seja coberta pelo SUS, a fila de espera é grande. Os mutirões são o meio mais eficiente para aumentar o número de procedimentos e atender mais gente. O que começou agora em Ariquemes é só uma parte do que será feito. Já alocamos mais recursos para a continuidade dos procedimentos e mais pessoas serão atendidas”, informa Confúcio Moura.
 
 
 
 
Para passar pelo procedimento, o paciente precisa ter o encaminhamento oftalmológico, com laudo que ateste a necessidade da cirurgia. O caminho começa pela Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o cidadão será indicado pelo clínico geral para passar pelo oftalmologista, realizar os exames necessários e fazer o agendamento no sistema de regulação, como fizeram todos os pacientes da primeira fase.
 
 
Dona Neudi Nunes, 63 anos, após a cirurgia de catarata
 
 
No mutirão de Ariquemes, na primeira etapa, 40 pacientes estão passando pelo procedimento no olho mais comprometido e, além da cirurgia, ganharão também a medicação para o uso pós-operatório. Os demais 60 pacientes serão atendidos na sequência.
 
 
“Eu estou muito feliz. O procedimento foi muito rápido, bem feito, e feito com carinho por parte da equipe. Só tenho a agradecer ao senador Confúcio, à prefeita, aos profissionais daqui, pela preocupação com as pessoas. Que isso chegue a todos que precisam e sei que são muitas pessoas que precisam”, disse a senhora Neudi Nunes, de 63 anos, uma das primeiras a ser operada.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS