INVESTIMENTO: Jaime Bagattoli cobra transparência na liberação de crédito rural pelo BNDES

Parlamentar lembrou que instituição tem papel fundamental no desenvolvimento agrícola do Brasil

INVESTIMENTO: Jaime Bagattoli cobra transparência na liberação de crédito rural pelo BNDES

Foto: Divulgação/Assessoria

Um dos principais financiadores de negócios do país, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi tema de uma importante audiência da Comissão de Agricultura.

 

Na ocasião, o senador Jaime Bagattoli (PL) e outros parlamentares discutiram o bloqueio de empréstimos da instituição a proprietários de áreas rurais com supostos indícios de desmatamento ilegal.

 

“A forma como essa medida foi divulgada pode prejudicar a imagem de produtores rurais que atuam na legalidade. Por isso, é preciso cautela para não permitir que a desinformação generalize todo um setor de extrema importância para a economia do país”, explica Bagattoli.

 

Segundo a Comissão de Agricultura (CRA), o banco teria negado, ao menos, 58 pedidos de empréstimo que totalizam cerca de R$ 24 milhões a produtores em áreas com supostos indícios de desmatamento. As alegações vêm de dados da plataforma MapBiomas e dizem respeito principalmente aos estados de Rondônia, Pará e Tocantins.

 

Durante a reunião foi apontado que mais de 58 produtores rurais caíram na malha fina do MapBiomas, tendo seus empréstimos solicitados ainda sob a análise da instituição. Na condição de senador e produtor rural, Jaime lembrou da importância do crédito para o fomento deste setor.

 

“Muitos esquecem, mas o crédito é importante para o fomento da agricultura familiar e de pequenos produtores, que são grandes geradores de emprego e renda em estados da região Norte do Brasil. Sabemos da importância de preservar o meio ambiente e não permitiremos que generalizem esse importante setor”, destacou o senador. 

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS