CANABIDIOL: ALE/RO aprova PL de autoria dos deputados Alan Queiroz e Dr. Luís do Hospital

O canabidiol é um composto encontrado na maconha e, diferentemente do tetraidrocanabinol (THC), não causa euforia

CANABIDIOL: ALE/RO  aprova PL de autoria dos deputados Alan Queiroz e Dr. Luís do Hospital

Foto: Divulgação

 

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei N.28 de 2023, de autoria dos deputados estaduais Alan Queiroz e Dr. Luís do Hospital, que institui a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol nas unidades de saúde pública e privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O canabidiol é um composto encontrado na maconha e, diferentemente do tetraidrocanabinol (THC), não causa euforia. Estudos mostram que o canabidiol tem ação anti-inflamatória, analgésica e antioxidante, e pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças, como epilepsia, ansiedade, insônia, esclerose múltipla, dores crônicas e náuseas decorrentes de quimioterapia.
 
De acordo com o deputado Alan Queiroz, a aprovação do projeto é um grande avanço para a saúde pública em Rondônia. "O canabidiol pode ser um importante aliado no tratamento de diversas doenças. Com a aprovação do projeto, garantimos que as pessoas que precisam desses medicamentos tenham acesso gratuito pelo SUS", afirmou o deputado.
 
Ainda segundo Alan Queiroz, o projeto é resultado de um trabalho conjunto com o Dr. Luís do Hospital e de debates com profissionais da saúde e entidades ligadas ao tema. "Fizemos uma ampla discussão sobre a importância desse tipo de medicamento e sobre como podemos garantir o acesso a ele para quem mais precisa. Quando me formei odontólogo fiz o juramento de acabar com a dor das pessoas e com a aprovação desse projeto faço jus a esse juramento, estamos felizes com a aprovação.", destacou o deputado Alan.
 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS