DEMANDAS: Deputada Cláudia de Jesus busca alternativas para melhorar saúde em Rondônia

Comissão de Saúde ouviu o secretário estadual de saúde

DEMANDAS: Deputada Cláudia de Jesus busca alternativas para melhorar saúde em Rondônia

Foto: Divulgação

 

Preocupada com a melhoria dos serviços públicos de saúde, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), realizou duas reuniões na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, na última terça-feira, 04, com a presença do Coronel Jefferson Rocha, secretário de estado de saúde e com Rafael Esposel, representante da Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), que administra os maiores contratos de empreendimentos de saúde do governo em Rondônia.
 
 
A Unops tem disponibilizados em caixa, mais de R$ 40 milhões para conclusão do Hospital Regional de Guajará-Mirim, obras no Cemetron, Maternidade de Alto Risco em Porto Velho. Na Comissão, os deputados aprovaram vários requerimentos, solicitando informações sobre contratos e cronogramas firmados com o governo do estado, valores que foram pagos e a receber, valor total da parceria, obras a serem realizadas, dentre outros questionamentos. 
 
 
Já o secretário de saúde falou de investimentos em áreas como urologia, ortopedia e leitos de retaguarda. Jefferson Rocha disse que deve rever os valores pagos dos plantões médicos e que trabalha para equipar o sistema de saúde do Estado com tecnologia de ponta, materiais cirúrgicos e ortopédicos eficientes e suficientes, para atender a demanda. Rocha mencionou iniciativas como a telemedicina, onde os pacientes falam diretamente com médicos, uma ação que, segundo ele, diminuiu filas que antes representavam 70% da demanda e hoje estão em 30%. O Estado também irá criar a Escola Pública de Saúde, para capacitar profissionais.
 
 
Cláudia de Jesus, que defende a construção de hospitais nas maiores cidades do Estado, disse que “a descentralização da saúde, com o fortalecimento das regionais, é o caminho mais curto para melhor atender a população. Ji-Paraná, que centraliza 17 municípios, tem filas enormes para cirurgias eletivas e outros procedimentos na saúde pública”. Cláudia já solicitou ao governo por meio de requerimento, a construção do hospital regional de Ji-Paraná. 
 
 
Na função de presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, Cláudia de Jesus tem levado os parlamentares para visitas de inspeção nos Hospitais João Paulo ll, Santa Marcelina, e vistoriou obras da unidade de saúde do novo Hospital de Urgência e Emergência do Estado (Heuro) em Porto Velho. A deputada também tem articulado a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Pública para que, entre outras ações, os deputados possam direcionar emendas parlamentares para fortalecer unidades de saúde. A mobilização para destinar emendas para o Santa Marcelina, por exemplo, já começou. 
 
 
Participaram das reuniões ordinária e extraordinária da Comissão os parlamentares:  Dra. Taíssa (PSC), Gislaine Lebrinha (União Brasil), Alan Queiroz (Podemos), Luizinho Goebel (PSC), Delegado Camargo (Republicanos), Jean Oliveira (MDB) e Cláudia de Jesus (PT).
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS