ATOS GOLPISTAS: Rondonienses viraram réus pelo 08 de janeiro em Brasília

São três entre os 100 que podem ser condenados em breve

ATOS GOLPISTAS: Rondonienses viraram réus pelo 08 de janeiro em Brasília

Foto: Evaristo Sá/AFP

Yuri Luan dos Reis, morador de Cerejeiras, interior do estado, é um dos 100 réus que podem ser condenados pela invasão e depredação da sede dos Três Poderes, em Brasília (DF), ocorrida no dia 08 de janeiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a analisar os casos na última terça-feira (18) e encerrou a votação nesta quinta-feira (20).

 

Nas redes sociais, Yuri diz que é solteiro e tem uma filha. Em um vídeo divulgado três dias antes da invasão cometida por bolsonaristas radicais às sedes dos Três Poderes, Yuri e vândalos convidaram a população para concentração em frente ao Quartel do Exército, na capital federal.

 

À época, ele afirmou que estava em Brasília há quase 60 dias. Nas mesmas imagens, os membros da extrema direita anunciaram a chegada de ônibus e caravanas de todo o país e revelaram que marchariam até a sede do Congresso no dia seguinte.

 

O Rondoniaovivo analisou as publicações de Yuri e verificou que desde dezembro do ano passado, praticamente todas as postagens nas redes sociais de Yuri são dele em manifestações que não reconheceram a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

 

Yuri Luan dos Reis é um dos três rondonienses que podem ser condenados em breve - Foto: Reprodução de internet

 

O rapaz registrou vários momentos da sua passagem pela capital federal, incluindo a invasão às sedes dos Três Poderes, até o momento em que chegou na Academia Nacional da Polícia Federal depois de ser preso.

 

Segundo o Portal da Transparência do Governo Federal, Yuri foi beneficiário do Auxílio Emergencial. O benefício foi pago como apoio aos mais necessitados durante a pandemia da Covid.

 

Uma pesquisa feita por um grupo técnico do Ministério Público Federal (MPF) mostrou que das cerca de 1 mil pessoas presas pelos ataques golpistas de 08 de janeiro, metade recebeu o Auxílio Emergencial.

 

Até o momento, a defesa de Yuri Luan dos Reis não se pronunciou sobre a situação dele.

 

Mais gente

 

A lista com possíveis condenados pelos atos de depredação em Brasília no 08 de janeiro ainda há outras pessoas de Rondônia. Além de Yuri, outros dois rondonienses estão entre os 100 réus: Gleisson Cloves Volff, morador de Cacoal, de 33 anos, é mais um deles.

 

Em uma rede social, o administrador de uma padaria da cidade publicou um vídeo gravado dentro da Praça dos Três Poderes e mostrou um grande número de golpistas subindo a rampa do Congresso Nacional.

 

Dois dias antes, Gleisson postou uma foto com um grupo ao lado de um ônibus, que seguia de Cacoal para Brasília.

 

O outro rondoniense é Edvagner Bega, morador de Machadinho D’Oeste. Ele é médico veterinário e possui uma empresa que atua no comércio de medicamentos veterinários, criação de animais de estimação, serviço de inseminação artificial em animais, entre outras atividades.

Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS