SAÚDE: Jaime Bagattoli cita precariedade de RO em audiência sobre saneamento básico

Parlamentar detalhou a repercussão negativa para a saúde da população na Amazônia

SAÚDE: Jaime Bagattoli cita precariedade de RO em audiência sobre saneamento básico

Foto: Divulgação

O saneamento básico foi tema de audiência pública das comissões de Desenvolvimento Regional (CDR) e de Serviços de Infraestrutura (CI), na última terça-feira (16) em Brasília. Na ocasião, o senador Jaime Bagattoli (PL) detalhou a situação vivida por municípios de Rondônia.

 

A audiência contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, que levantou a questão dos recursos destinados a municípios da Região Norte. Em seguida, Jaime exemplificou o atual cenário da falta de saneamento básico em Rondônia e na Amazônia como um todo.

 

“Em Porto Velho, onde acompanho a situação junto ao prefeito Hildon Chaves, apenas 24% da água que chega às casas da população é tratada. Quando falamos em rede de esgoto isso é quase zero. Rondônia, a região Norte e as mais de 30 milhões de pessoas que vivem na Amazônia precisam ser melhor olhadas pelo governo”, afirmou o senador.

 

Jaime é defensor da participação da iniciativa privada na ampliação do saneamento básico. Em 2020, o Congresso Nacional aprovou o Marco do Saneamento Básico que viabiliza a participação de empresas privadas na execução desse tipo de serviço, ainda assim, municípios de Rondônia avançaram pouco quanto a isso.

 

Para o senador, quanto mais o Poder Público demora para priorizar a questão mais a população tende a sentir os efeitos negativos resultantes disso.

 

“Saneamento básico é questão de saúde pública. Gosto sempre de resgatar uma pesquisa que mostra que a cada um real gasto em saneamento, o poder público tende a economizar quatro reais em saúde. É uma questão lógica que precisa ser prioridade o quanto antes”, finaliza o parlamentar.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS