CRISTIANE LOPES: Deputada protocola emenda à MP do Programa Mais Médicos

Além de levar médicos para regiões de escassez e ausência desses profissionais, prevê a reorganização da oferta de novas vagas de graduação e residência médica, para qualificar a formação desses profissionais

CRISTIANE LOPES: Deputada protocola emenda à MP do Programa Mais Médicos

Foto: Assessoria

Com intuito de contribuir no aperfeiçoamento da saúde e reforçar a presença de profissionais em regiões desassistidas de serviços de atenção básica de saúde, a deputada federal Cristiane Lopes protocolou uma emenda à medida provisória nº 1165, de 20 de março de 2023, do Programa Mais Médicos, para que seja priorizado o atendimento hospitalar ou a contratação dos mesmos nas regiões de maior carência destes profissionais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
 
A desigualdade social leva a diferentes situações de vulnerabilidade, influenciando no acesso aos serviços de saúde e no processo de adoecimento e mortes. Infelizmente, ainda vivemos em um país muito desigual e poucas pessoas têm acesso a um plano de saúde.  Boa parte dos brasileiros depende do SUS. 
 
 
Cristiane ressaltou que a saúde não pode esperar, deve ser prioridade. “Com 1,8 milhão de habitantes, Rondônia, tem hoje 2.744 médicos, o que dá uma razão de 1,52 profissionais por mil habitantes. Precisamos atender também os distritos, comunidades ribeirinhas, Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI),
comunidades quilombolas e municípios que possuem menor número de médicos por habitantes”, ponderou.
 
 
Sendo assim, mais rondonienses terão acesso garantido à saúde porque, além de ampliar o acesso, o Programa Mais Médico melhora a qualidade e torna o atendimento mais humano, com médicos conectados aos pacientes e às comunidades. Precisa-se de critérios bem definidos, porque temos um vazio de especialistas, principalmente na região Norte do Brasil. Faltam recursos e estruturas que permitam que os profissionais fiquem e atuem nas áreas remotas de regiões indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas.
 
 
É notória a precariedade do SUS, bem como insuficiente o fornecimento gratuito de medicação, superlotação, falta de médicos, tudo isso tem negado o direito à saúde ao cidadão. A saúde pública em todo Brasil precisa acompanhar o crescimento das necessidades da população e a contratação desses novos profissionais traz esperança para milhares de brasileiros que dependem exclusivamente do atendimento do SUS. E é claro, gera novas oportunidades de empregos. 
 
 
“A sociedade necessita de cada vez mais médicos, bem como políticas públicas inteligentes para distribuição correta desses profissionais em todo o Brasil. O programa vem em boa hora levando assistência aos locais mais isolados do estado”, destacou Cristiane. 
 
 
O objetivo principal da assistência médica é a segurança no atendimento e sua igualdade prevista pelo exercício ético e digno da medicina para toda a população. E os resultados alcançados pelo programa, bem como sua aprovação pela população usuária do SUS, já comprovam o sucesso dessa iniciativa.
 
 
Cristiane Lopes ressalta que a contratação desses médicos é importante para ajudar suprir as demandas de todas as localidades, inclusive as mais distantes: regiões ribeirinhas, distritos, áreas rurais, priorizando o bom atendimento à população. “A desigualdade no acesso à saúde precisa diminuir, não estou defendendo o suporte médico para ricos ou pobres, e sim o acesso aos médicos àqueles que não os têm”, finalizou.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS