NÃO MORREU: CPI dos Combustíveis terá audiência pública na próxima semana

A Defesa Civil está pedindo à população de Rondônia que faça doação de água mineral para as populações que vivem às margens do rio Madeira e estão em situação dramática devido à seca

NÃO MORREU: CPI dos Combustíveis terá audiência pública na próxima semana

Foto: Divulgação

 
 
Bagunça
 
No domingo, dia(01) , foi realizada em todo país a eleição dos novos conselheiros tutelares. A disputa entre conservadores e progressistas foi acirrada e em Rondônia não foi diferente. Ninguém era obrigado a votar ou participar, mas surpreenderam o número de eleitores e de desorganização nos únicos quatro colégios que funcionaram como locais de votação em Porto Velho. Impossível entender que numa cidade do tamanho da capital, eleitores das zonas Norte e Central tiveram que se deslocar até a Escola Flora Calheiros, na zona Leste, para votar, se há tantas escolas no centro da cidade. Sinceramente, ficou no ar a sensação de que não queriam que as pessoas participassem. 
 
 
Calor e Filas
 
 
Como se não bastasse isso, apesar das urnas eletrônicas, fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral, as filas foram imensas, aliadas ao sol e o calor que tem feito nos últimos dias, o desestímulo para participar do pleito deve ter falado mais alto para muita gente. Lamentável!
 
 
Reprovados
 
E para piorar o que já estava esquisito, chega a informação de que os quatro candidadatos que concorreram à eleição de conselheiro tutelar, e foram os mais votados não estão preparados para exercerem o cargo. O motivo: foram reprovados no teste psicotécnico e na prova de conhecimento do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Ou seja, sem condições psicológicas para exercer a função e não conhecem o conjunto de leis voltadas para as crianças e adolescentes no Brasil. Leitor, você confiaria nesses eleitos para cuidar de alguma criança ou adolescente?
 
 
A Lei
 
 
Os quatro candidatos que foram reprovados e estão entre os mais votados do pleito eleitoral são: Felipe Xavier Costa (762 votos), Mirian de Oliveira Bispo (633 votos), Patrícia Claros (475 votos) e Emanuelle Andrade (472 votos) não conseguiram atingir a média das provas. Felipe Xavier Costa, que reprovou no teste psicotécnico, recebeu 762 votos. Mirian de Oliveira Bispo, Patrícia Claros e Emanuelle Andrade reprovaram na prova de conhecimento sobre o ECA. Elas receberam, respectivamente, 633, 475 e 472 votos.De acordo com a lei, apenas os candidatos aprovados nos testes deveriam participar das eleições para o Conselho Tutelar. 
 
 
Flagelo da Seca
 
 
Uma verdadeira catástrofe de dimensões bíblicas. Assim podemos definir essa que é a maior estiagem já registrada em Rondônia e que afetou sem misericórdia as populações ribeirinhas que habitam o alto, médio e baixo Madeira. Segundo a Defesa Civil, em Porto Velho, quase 5 mil pessoas estão afetadas pela situação, já que a maior fonte de renda delas, o rio Madeira, secou, afetando a pesca, a navegação e o estilo de vida dessas populações. Como se não bastassem, para fechar o cenário de caos, ainda tem os combustíveis e outros derivados do petróleo que são usados nas dragas dos garimpos e que são jogados diretamente no Madeira e afluentes comprometendo a qualidade da pesca e o da água nessas áreas. Muito triste!
 
 
Água Mineral
 
 
 
Hoje, a principal dificuldade da Defesa Civil é garantir água potável para os moradores das localidades afetadas diretamente pela seca. Quem quiser contribuir com água mineral pode fazer pelos telefones: 9 9371 7767(Elias); 9 8473 2112(Defesa Civil) e 9 8473 2112(Fixo da Defesa Civil). Uma equipe do órgão vai até o local para buscar as doações. Vamos ajudar nossos irmãos ribeirinhos!
 
 
Dom Roque
 
 
A maior autoridade da Igreja Católica em Rondônia, arcebispo de Porto Velho Dom Roque, esteve na última quinta-feira(05) participando do Programa Conexão Rondoniaovivo. Na conversa com o jornalista Ivan Frazão, ele fez uma análise da atual conjuntura nacional e alertou para os perigos que a humanidade corre com o desrespeito para com a natureza. Confira nesse link.  
 
 
 
CPI dos Combustíveis
 
 
 
 
Fazendo um trocadilho, a Comissão Parlamentar de Inquérito criada na Câmara Municipal de Porto Velho para investigar como funcionam os preços dos combustíveis na capital começou com todo o gás. Porém, desde que foi criada no dia 11 de julho, parece que faltou ‘combustível’ para dar uma resposta à sociedade e mostrar a que veio. O prazo para os trabalhos é de 90 dias para apresentar o relatório, sendo assim, termina na próxima semana.
 
 
Continua com gás
 
 
O presidente dessa CPI é o vereador Gilber Mercês(Podemos); o relator é o vereador Isaque Machado(Patriota); e o secretário é o vereador Everaldo Fogaça(Republicanos). A coluna procurou o Gilber Mercês para saber a quantas andam as investigações, afinal, combustíveis são algo que afeta toda a população. Pois bem, ele informou que os trabalhos não pararam e que ontem(6), se reuniu com técnicos da Secretaria de Estado de Finanças(Sefin) para tratar da questão do ICMS cobrado nos combustíveis. O vereador disse também que no dia 11, no auditório da Escola do Legislativo, em horário a ser definido, será realizada uma audiência pública com o pessoal da Sefin para debater a tributação dos combustíveis em Rondônia. O convite está aberto à população para participar! O tempo é o senhor da razão e também da pizza!
 
 

Nada Azul

 

“A Azul Linhas Aéreas continua fazendo o terror com os passageiros de Rondônia. Nos discriminam”. Isso é o que diz o proprietário de uma agência de viagens em Porto Velho. Ele contou que a empresa muda horários de voos sem avisar os passageiros. Citou como exemplo o caso de uma senhora de 78 anos que teve o voo cancelado e foi colocada em outro que durava 24 horas. Em outro exemplo, uma pessoa estava com tudo certo para embarcar às 23h, mudaram o horário para às 17h, sem avisar nada ao passageiro que ficou, literalmente, ‘rodado’. “Depois, a empresa fica dizendo que tem muitas ações judiciais contra ela em Rondônia”, disse. É um descaso total e quem perde, sempre, é o cliente!

 
 
Assassinatos
 
Na última semana, o assassinato de três médicos que estavam participando de um congresso da categoria no Rio de Janeiro, chocou o país. A forma brutal como é todo assassinato fez o país olhar para o próprio umbigo e se perguntar se não está na hora de se rever o atual Código Penal por inteiro. Desde que foi criado em 1940, entrando em vigor em 1942, tem passado por alterações e influenciado por leis paralelas, porém, a sociedade, crimes e criminosos mudaram. O que se percebe hoje em uma parcela da sociedade é a sensação de impunidade, ou pior, quando condenados apesar das penas pesadas, os bandidos passam pouco tempo na cadeia. Por exemplo, como pode uma pessoa que já matou outras quatro, conseguir ser beneficiada pela diminuição da pena e já estar prestes a mudar o tipo de prisão e ganhar as ruas? E não adianta dizer que essa situação começou no atual governo federal, pois, é um problema antigo e entra congresso e saí congresso, onde são feitas as leis, e a coisa continua na mesma. Políticos hora de agir!
 
 
Natal
 
 
Vilhena apesar das confusões entre Prefeitura e servidores públicos, já está se mobilizando para celebrar o Natal. A decoração natalina já está sendo feita trazendo para a cidade toda a magia dessa época do ano. E Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, quais são os preparativos para esse ano. Com a palavra a prefeitura!
 
 
Na Índia 
 
Um grupo de estudantes rondonienses foi selecionado para participar do Quanta 2023 – 25ª International Competition for Science, Mathematics, Mental Ability and Eletronics, uma competição científica internacional para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O local do evento é o campus da City Montessori School, em Lucknow, na Índia, entre os dias 15 e 18 de novembro deste ano. Estarão participando  alunos de países como África do Sul, Alemanha, Armênia, Austrália, Áustria, Bangladesh, Bielorrússia, Butão, Brunei, Bulgária, Canadá, China, Cingapura, Dinamarca, Estados Unidos da América, Finlândia, Hungria, Indonésia, Jordânia, Malásia, Nepal, Nigéria, Omã, Paquistão, Polônia, Reino Unido, República Tcheca, Sri Lanka e Ucrânia. 
 
 
Vaquinha e Rifa
 
 
Mas, sempre tem o mas, os rondonienses não tem condições de bancar as passagens até a Índia para representar o nosso estado. Para isso, eles, familiares e amigos estão fazendo uma rifa com vários prêmios, visando arrecadar recursos para participarem da competição. Além disso, estão também com uma vaquinha online onde qualquer valor é bem vindo. Mais informações e contatos,, podem ser obtidos no instagram https://www.instagram.com/equipe_olimpica/
 
 
Louvada Oktober Fest
 
Uma boa pedida para este sábado(07), a partir das 16 h, é a Louvada Oktober Fest, promovida pela Cervejaria Louvada. Essa típica festa alemã, acontece no Taproom da Louvada na Av. Prefeito Chiquilito Erse(antiga Rio Madeira), próximo ao Porto Velho Shopping, em Porto Velho. Ingressos podem ser adquiridos no endereço online https://usinadoingresso.com.br/
 
 
Open Bar
 
 
 
E, neste ano, a programação contará com o show da banda Alemã diretamente de Blumenau Die Piranten Musikanten a banda oficial da Oktoberfest de Blumenau; As bandas OldBlend e Elkeer Guillen, completam a festa com um line – up eletrizante no palco principal. Planejada para receber toda a família, a Oktoberfest Louvada conta ainda com espaço kids e uma praça de alimentação exclusiva para a criançada. A pulseira da área kids pode ser comprada antecipadamente pelo telefone (69)99949-2384.Haverá o Open Bar com 8 estilos de chopp: Pilsen, German, Hop Lager, Ipa, Weiss, Vienna, Sour Laranja e Gose Limão. Além do Open Food de comida alemã, com sete pratos diferentes. Não perca!
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS