ELLIS REGINA: Vereadora homenageia parceiros do Projeto MP Itinerante

ELLIS REGINA: Vereadora homenageia parceiros do Projeto MP Itinerante

Foto: Assessoria

Na tarde desta quarta-feira, avereadora realizou a entrega de Moções de Aplauso a servidores e representantesde todas as entidades envolvidas na realização do Projeto MP Itinerante,realizada de 7 a 12 de maio de 2023, na região do Baixo Madeira.
 
“É um projeto de extremarelevância para a nossa população ribeirinha que convive diariamente com asdificuldades em se deslocar até a cidade para resolver problemas de sua vidacivil. Diminuir essa distância é contribuir para a criação de uma sociedade maisjusta”, ressaltou a vereadora.
 
Ellis Regina ainda enfatizou anecessidade da manutenção dessa operação, pois as comunidades ribeirinhas sãomuito carentes e pouco assistidas, levando em conta a extensão da regiãodistrital (rural e ribeirinha) da capital e a própria diversidade de suaspopulações. A vereadora fez questão de parabenizar o MP pelo projeto, na pessoado Procurador-Geral Ivanildo de Oliveira e do subprocurador Heverson Aguiar. “Essa Moção é uma pequenahomenagem aos homens e mulheres que integram esse projeto solidário e que nãomediram esforços para ajudar o próximo. Mesmo em localidades distantes essesprofissionais-voluntários se fizeram presentes levando atendimento e cidadaniaa essas comunidades carentes”, enfatizou.
 
O Secretário-Adjunto da Sesdec,Hélio Gomes, agradeceu a vereadora pela comenda e destacou com orgulho otrabalho e o envolvimento dos servidores e do NOA no apoio ao MP Itinerante. “Quando a gente se dedica ao outro pelo bem, ajudar aos que precisam é quefazemos sentido à nossa vida”, afirmou. O Subprocurador, Dr. Heverton Aguiar, fez um amplo relato sobre os objetivos e os números atingidos pelo projeto,agradecendo Ellis Regina por valorizar um trabalho que muitas vezes não chega à grande Mídia, mas que tem um valor inestimável para quem precisa. “Minha fala não hoje não é sobre o serviço burocrático do serviço público, mas da cidadania, de amor ao próximo e da dedicação de todos servidores que se empenharam dia e noite para levaresse atendimento. E em nome de cada um deles, externo também meusagradecimentos pelo sucesso total do projeto”, comentou.
 
 
PROJETO MP ITINERANTE
 
O MP Itinerante é um projeto institucionalizado pelo Ministério Público de RO, pelo CAOP (Centro de Apoio Operacional Unificado), setor Responsável pelo Projeto, e tem por finalidadelevar os serviços da instituição para comunidades distantes, bem como osserviços de parceiros. O ponto de partida foi a regiãodo Baixa Madeira, onde várias pessoas, entre membros, servidores do MP e deinstituições, percorreram todas as comunidades, até Demarcação, já na divisa com o Amazonas. Com objetivo de promover acidadania e os direitos fundamentais nas diversas áreas de atuação como saúde, educação, infância, idoso, pessoas com deficiência, meio ambiente, segurança pública, consumidor, urbanismo, combate ao racismo, violência doméstica e familiar contra mulheres, discriminação de minorias dentre outras numa atuação extrajudicial.
 
Ao todo foram 4.211 atendimentos em todas as áreas de atuação do MP nesta 1° etapa do Projeto, tendo em vistaque o Projeto já está na sua 2° etapa atendendo os Distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã e União Bandeirantes.As demandas que puderam seratendidas no local, já foram. As demais foram trazidas pelas promotoriasrespectivas darem andamento.Entre os serviços prestados,visitas e inspeções em escolas, busca ativa escolar, para saber quem está forada sala de aula, fiscalização do transporte fluvial escolar, reuniões compilotos, com moradores da comunidade, fiscalização em postos de saúde, unidades de segurança pública, embarcações que transportam pacientes, escuta ativa deproblemas da comunidade, para encaminhamentos, relacionadas a problemas diversos.
 
Os parceiros levaram: Expedição de carteira de identidade, segunda via, CPF, Carteira de Trabalho, cadastro programa mamãe cheguei, cadastro bolsa família, fiscalização de bombeiros em todas as unidades públicas. Palestras nas escolas sobre cidadania, exploração sexual infantil, perigos
 
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO EM RONDÔNIA – MPT-RO.
 
Entidades homenageadas:
 
MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDÔNIA • INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO • MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO • MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO • SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A FAMÍLIA • SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO VELHO  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA • CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO • CAPITANIA DOS PORTOS DE PORTO VELHO – MARINHA DO BRASIL • SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO • SECRETARIA MUNICIPAL DEEDUCAÇÃO • CORREIOS • SESDEC
Direito ao esquecimento
Como resolver o problema dos animais de rua?
Como você classifica a gestão do prefeito João Gonçalves Jr. em Jaru?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS