RANKING: Rondônia se torna líder da região Norte na produção de leite, diz Marcos Rocha

Setor também apresenta bons resultados em produtos derivados do leite

RANKING: Rondônia se torna líder da região Norte na produção de leite, diz Marcos Rocha

Foto: Assessoria

O governador Marcos Rocha recebeu nesta semana relatório da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) referente à produção de leite em municípios rondonienses. O trabalho mostra aumento do número de propriedades rurais que têm na cultura o foco principal das atividades, porém o número torna o Estado liderando o ranking de maior produtor de leite na região Norte  e se mantém como 10° maior produtor do Brasil, conforme apresentado no Anuário Leite 2023, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
O governador Marcos Rocha explicou que em 2022, mais de 22,3 mil propriedades estavam cadastradas no setor. Já no ano passado, foram 25,9 mil. O aumento também melhora a posição de Rondônia no ranking nacional e o Estado passa a ocupar a décima posição de maior produtor em todo país.
 
Segundo apontado pela Idaron, o município de Machadinho D’ Oeste ficou com a primeira posição do Estado, registrando 1,6 mil propriedades com foco na cultura do leite, seguido de Porto Velho, com 1,3 mil propriedades envolvidas na atividade. O município de Jaru vem em terceiro com 1,1 mil propriedades. O Governador comemorou os resultados e destacou a importância da atividade leiteira de Rondônia não apenas para a economia do Estado, mas para todo país.
 
O Estado traz bons resultados em produtos derivados do leite. “Mantemos um controle rigoroso de qualidade na cadeia produtiva para que o Estado possa evoluir cada dia mais. Nossas equipes atestaram a boa qualidade da produção em 18 estabelecimentos, sendo sete indústrias e 11 agroindustrias”, comentou. 
 
Marcos Rocha elencou em números tudo o que a cultura gerou no Estado durante o ano de 2023. “Inspecionamos 25,4 milhões de litros de leite, 3,2 mil toneladas de queijo mussarela, 1,8 mil toneladas de creme de soro industrial, 480 toneladas de iogurte integral, 47 toneladas de manteiga, 19 toneladas de queijo coalho, 10 toneladas de requeijão, 1,7 toneladas de queijo frescal, 844 kg de manteiga de garrafa e 174 kg de doce de leite”, pontua.
 

Galeria de Fotos da Notícia

RANKING: Rondônia se torna líder da região Norte na produção de leite, diz Marcos Rocha

RANKING: Rondônia se torna líder da região Norte na produção de leite, diz Marcos Rocha

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS