A deputada
Dra. Taissa Sousa (PSC) em agenda parlamentar no município de Ariquemes, visitou o Projeto Bombeiro Militar Mirim. A iniciativa visa fortalecer a formação de jovens na área militar, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e cidadão.
O Projeto Bombeiro Militar Mirim, ativo há seis anos na região, tem desempenhado um papel excepcional na capacitação de jovens ariquemenses. Com uma média de 40 a 50 alunos por ano, o projeto oferece oportunidades de aprendizado prático e teórico, apresentando os participantes para futuras atividades no âmbito militar e também para o exercício da cidadania.
O tenente Mário, que inclusive já foi um bombeiro mirim, destacou o projeto como uma oportunidade importante na vida dos jovens, “aqui os alunos aprendem a ter disciplina, pontualidade, hierarquia e todos bons hábitos que alguém pode adquirir”, pontuou o tenente.
Durante sua visita, a deputada Taissa Sousa destacou a importância do projeto na formação integral dos jovens, ressaltando o compromisso do poder público em investir em iniciativas que promovam a inclusão e o desenvolvimento da juventude.
"É fundamental oferecermos oportunidades para que nossos jovens possam se capacitar e contribuir positivamente para a sociedade. O Projeto Bombeiro Militar Mirim tem cumprido um papel exemplar nesse sentido. Agradeço a Vereadora Rafaela do Batista do Batista, pelo convite de conhecer esse projeto lindo”, destacou a deputada.
A vereadora Rafaela do Batista está no seu quarto ano de mandato, e é uma grande apoiadora do projeto. “Colocamos emenda no primeiro, no segundo, no terceiro, e vamos colocar no nosso quarto ano de mandato. Eu amo esse projeto, meu filho foi participando e o progresso na vida dele foi visível. Agradeço a deputada por dar atenção a esses jovens”, destacou.
RESULTADOS
O Projeto Bombeiro Militar Mirim em Ariquemes reafirma seu compromisso de continuar oferecendo oportunidades de crescimento e aprendizado para os jovens do município, destacando a importância do apoio e parceria do poder público e da sociedade civil para a realização de suas atividades.
O reflexo desse projeto já é real, os bombeiros mirins Vasconcelos e Araújo já protagonizaram salvamentos de vidas na região. O Araújo presenciou um incêndio em um galpão e logo acionou o Corpo de Bombeiros para os devidos procedimentos. Ao ouvir pedidos de socorro dentro do local, o aluno fez o arrombamento e salvamento correto das vitimas. Já o aluno Vasconcelos, salvou a vida de um bebê de apenas 20 dias que estava engasgado.
A iniciativa do projeto é um passo significativo na construção de um futuro promissor para a juventude de Ariquemes, reforçando o papel transformador da educação e da formação cidadã na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.