ISMAEL CRISPIN: Deputado cobra bancada federal regulamentação de emancipação de distritos

ISMAEL CRISPIN: Deputado cobra bancada federal regulamentação de emancipação de distritos

Foto: assessoria

Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (23), o deputado Ismael Crispin (MDB) proferiu um discurso enfatizando a urgência de revisar as políticas de emancipação municipal no Estado, que ele descreve como "extremamente jovem" e em rápido crescimento. Na ocasião, ele destacou sua participação, na semana passada, no 1° Fórum Nacional para debater a Emancipação de Distritos no Brasil, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.
 
“Estamos em um estado no norte do país, um estado extremamente jovem que tem experimentado um crescimento acelerado. Naturalmente, não queremos que Rondônia, devido à sua juventude, receba o mesmo tratamento que é dado a estados da federação que já atingiram a maioridade. Especialmente quando falamos de emancipação, um tema que, devido a essa mesma juventude, já provocou diversos conflitos dentro do nosso Estado”, disse.
 
O deputado expressou preocupação com a morosidade do Congresso Nacional em proporcionar os mecanismos legais necessários para que as Assembleias Legislativas do Brasil possam avançar na discussão sobre a emancipação de distritos. “Ressaltamos a complexidade desse processo, especialmente sob as restrições da Emenda Constitucional 15 de 1996 de autoria do senador José Serra, que inclui a questão do desmembramento, da fusão, da incorporação, em que pese atribuir aos Estados, ou seja, para que a Assembleia Legislativa possa discutir sobre isso, é necessário que o Congresso Nacional, regularmente, através de lei, complementar essa possibilidade”, disse.
 
Abordando a realidade local, Crispin mencionou a situação em São Miguel do Guaporé, seu município, ressaltando a existência de conflitos devido a mal-entendidos históricos sobre plebiscitos e limites territoriais. "Lá em São Miguel do Guaporé, nós temos uma região de conflito com o município de Seringueiras", disse ele, esclarecendo que "os desinformados chegam a dizer que por ocasião da emancipação do município de Seringueiras, por ocasião da emancipação do município de São Miguel do Guaporé, não fora realizado plebiscito, não foi ouvido às comunidades, o que não é verdade", pontuou. 
 
Crispin apelou para a necessidade de revisão legislativa apontando a disparidade entre população e representação administrativa. "Pasmem os senhores, só em Rondônia, União Bandeirantes é maior em população de número de eleitores do que 19 municípios.
Então é possível a gente aproximar a administração pública dessas pessoas que são contribuintes como qualquer outro, que pagam os seus impostos como quaisquer outros, que estão lutando para ter dias melhores como quaisquer outros.", destacou.
 
O parlamentar apontou a necessidade de trabalhar pelo progresso de Rondônia. “Vivemos um momento tão singular no Brasil, marcado pela polarização e por discussões ideológicas intensas, mas podemos e devemos abordar outros temas. Portanto, aqui lançamos um apelo ao Congresso Nacional e à bancada federal de Rondônia, nossos oito deputados federais e três senadores, para que adotem essa causa como uma prioridade, defendendo os interesses dos rondonienses, onde quer que estejam”, ressaltou. 
 
Finalizando, o deputado reforçou o chamado para ação tanto local quanto nacional. "Qual é a nossa possibilidade? Se nós temos uma vedação constitucional, se o artigo 18 e o parágrafo 4 da Constituição, ele nos priva de alguma coisa, por outro lado, ele não nos proíbe de gritar, ele não nos proíbe fazer uma articulação política, para que essas coisas possam acontecer em Rondônia”, finalizou. 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão da prefeita Valéria Garcia em Pimenteiras do Oeste?
Você é a favor do uso da linguagem neutra?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS