ATUALIZADA - Alguns nomes já estão definidos, mas política aguarda um nome: Léo Moraes

Corre nos bastidores que ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-federal deve se candidatar à Prefeitura de Porto Velho; Rondoniaovivo adicionou nome de Benedito Alves, ex-secretário estadual de Finanças, ex-conselheiro do TCE e advogado

ATUALIZADA - Alguns nomes já estão definidos, mas política aguarda um nome: Léo Moraes

Foto: Montagem/Rondoniaovivo

Pelo menos oito nomes já estão confirmados como pré-candidatos à disputar a Prefeitura de Porto Velho em outubro. Porém, um nome que está teoricamente "fora" dessa lista interessa a todos: Léo Moraes (Podemos).

 

E a hora H para o ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-federal será às 23h59 desta quarta-feira (05). É o prazo máximo para ele se desincompatibilizar do cargo de diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para poder concorrer ao cargo máximo do Executivo municipal.

 

Conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos e candidatas devem ser escolhidos nas convenções partidárias que ocorrerão entre 20 de julho e 5 de agosto. Caso não haja definição no primeiro turno, um segundo turno está marcado para 27 de outubro.

 

Confira os perfis de cada um(a) deles(as) a seguir:

 

Benedito Alves (Solidariedade)

 

Benedito Antônio Alves, tem 64 anos, é professor universitário e advogado. Já atuou como policial civil, contador, jornalista, e Secretário de Finanças de Rondônia. Foi Conselheiro no Tribunal de Contas de Rondônia. É Pós-Doutor e Doutor em Ciência Jurídica e Mestre em Direito, possui especializações em Direito Processual Civil e Penal. Benedito é filiado ao Partido Solidariedade, em Rondônia.

 

 

Valdir Vargas (PP)

 

Valdir Vargas, natural de Rondônia, tem 34 anos, é casado e pai de dois filhos. Ele é advogado, empreendedor e produtor rural. Já foi presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Rondônia e trabalhou em instituições como o Tribunal de Justiça de Rondônia, o Ministério Público e o Ministério Público Federal. Atualmente, preside a Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (ACEP). Valdir é filiado ao Partido Progressista (PP) em Rondônia.

 

 

Célio Lopes (PDT)

 

Célio Lopes de Araújo Junior, advogado de 33 anos, é casado e pai. Ele já ocupou diversos cargos públicos e de gestão, incluindo secretário Executivo do Detran-RO e superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde em Rondônia (Funasa). Atualmente, ele trabalha em seu próprio escritório de advocacia.

 

 

Euma Tourinho (MDB)

 

Euma Tourinho, natural de Belém do Pará, é casada e mãe de um filho, reside em Porto Velho. Formada em Direito pelo Centro Universitário Araraquara, em São Paulo, e pós-graduada em MBA no Poder Judiciário, Euma atuou por 25 anos no Tribunal de Justiça de Rondônia e recentemente presidiu a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron).

 

 

Fátima Cleide (PT)

 

Fátima Cleide Rodrigues da Silva, de 59 anos, nasceu em Porto Velho e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Rondônia no final dos anos 1980. Formada em Letras, foi servidora pública por mais de 40 anos e atuou no Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero). Foi senadora por Rondônia entre 2003 e 2011.

 

 

Marcelo Cruz (PRTB)

 

Marcelo Cruz da Silva, nascido em Porto Velho, é deputado estadual em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) e presidente do Legislativo estadual desde 2023. Eleito pela primeira vez em 2018 e reeleito em 2022, Marcelo também presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação na Câmara Municipal por dois anos. Ele é filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB).

 

 

Ricardo Frota (Novo)

 

Ricardo Frota, de 45 anos, é casado e pai de três filhos. Advogado há 18 anos, também possui formação em jornalismo. Já ocupou cargos como Chefe de Divisão de Ação Cultural na prefeitura de Porto Velho e Subprocurador na câmara municipal, além de Conselheiro Municipal do Idoso e Assessor Executivo Especial em várias secretarias estaduais.

Samuel Costa (Rede)

 

Samuel Costa, nascido em Porto Velho, tem 34 anos e é pai de dois filhos. Advogado, jornalista e professor especializado em Ciências Políticas, Samuel disputou a prefeitura de Porto Velho em 2020, mas não venceu.

 

 

Vinícius Miguel (PSB)

 

Vinícius Valentin Raduan Miguel é casado e residente em Porto Velho. Formado em Ciências Sociais e Direito, é especialista em administração pública e doutor em Ciência Política. Advogado desde 2008 e professor na Universidade Federal de Rondônia desde 2012, Vinícius já foi candidato a Governador, Prefeito e Deputado Federal, sem sucesso. Ele foi Presidente Estadual do Partido Cidadania e atualmente é Presidente Estadual do PSB/RO.

 

Direito ao esquecimento
Como você avalia a gestão do prefeito Armando em Seringueiras?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Ouro Preto do Oeste tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS