GUAJARÁ-MIRIM: Dra. Taíssa reúne-se com secretário da Sefin para viabilização de Free Shops

Primeira ação da Frente Parlamentar mira isenção tributária estadual para atrair empresas e fomentar o turismo de compras em Guajará-Mirim

GUAJARÁ-MIRIM: Dra. Taíssa reúne-se com secretário da Sefin para viabilização de Free Shops

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos), líder da Frente Parlamentar em defesa da instalação de Free Shops em Guajará-Mirim, deu seu primeiro passo em direção à implementação efetiva dessa iniciativa. Em uma reunião realizada na última quarta-feira (23), a deputada buscou o apoio do secretário estadual de Finanças (SEFIN), Luís Fernando, para a formulação de um plano que viabilize a instalação de lojas francas na cidade.
 
Criada recentemente pela Assembleia Legislativa de Rondônia, a Frente Parlamentar tem como principal objetivo estimular a economia de Guajará-Mirim através da atração de Duty Free, como já ocorre em diversas cidades brasileiras situadas em zonas de fronteira. Esse tipo de empreendimento permite a venda de produtos com isenção de tributos federais e estaduais, o que amplia o potencial de consumo local e atrai turistas para a região. "Nosso propósito é adaptar a legislação estadual para permitir a instalação desses comércios e garantir que Guajará-Mirim seja beneficiada com as mesmas oportunidades de outras cidades de fronteira no país", explicou a deputada Dra. Taíssa.
 
Durante o encontro, o secretário Luís Fernando confirmou que a Secretaria de Finanças trabalhará em conjunto com a Assembleia para realizar os ajustes legislativos necessários. Ele destacou a importância da iniciativa para a economia regional, pontuando que a demanda por isenção na base de cálculo estadual, sugerida pela deputada, pode destravar o potencial comercial de Guajará-Mirim e torná-la uma referência no turismo de compras. "A ideia é proporcionar a isenção no limite de vendas de até 500 dólares, como preconiza a legislação federal, e, com isso, fomentar um novo ciclo de desenvolvimento econômico na cidade", afirmou o secretário.
 
A deputada ressaltou ainda que essa busca por apoio estadual é parte de uma estratégia ampla que inclui a divulgação da cidade a investidores nacionais, promovendo Guajará-Mirim como um destino atrativo para o comércio e o turismo de compras. Segundo ela, a instalação dos Free Shops trará benefícios não só à população local, através da geração de empregos, mas também ajudará a consolidar Rondônia como um importante ponto no comércio fronteiriço.
 
"Estamos trabalhando para atrair novos investidores que enxerguem em Guajará-Mirim o grande potencial que temos para o turismo de compras e para o crescimento econômico", declarou a prlamentar. "Com o respaldo do governador Marcos Rocha e do secretário de Finanças, temos a confiança de que essa ação será um marco para a nossa cidade."
 
A expectativa agora é de que, após a conclusão dos ajustes na legislação, o projeto de instalação dos Free Shops em Guajará-Mirim avance com a celeridade necessária, com previsão de um impacto positivo na economia da região nos próximos anos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Você acredita que o prefeito Hildon Chaves vai conseguir inaugurar a rodoviária dia 20?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS