RO RURAL SHOW: Região Madeira Mamoré se destaca no 2° Concurso ConQueijo

Os avaliadores verificam a consistência, aroma e sabor dos queijos participantes

RO RURAL SHOW: Região Madeira Mamoré se destaca no 2° Concurso ConQueijo

Foto: Irene Mendes

O 2º Concurso de Qualidade dos Queijos de Rondônia, Conqueijo, realizado durante a 10ª Rondônia Rural Show, reuniu na competição agroindústrias de laticínio do Estado, e distribuiu 15 prêmios em cinco categorias diferentes, destacando-se os municípios de Itapuã do Oeste, Candeios do Jamari e Guajará Mirim, da região Madeira Mamoré, que juntos levaram mais da metade dos prêmios.
 
 
As agroindústrias premiadas têm em comum, o fato de receberem assistência técnica da Entidade Autárquica de assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater/RO, que orienta toda a cadeia produtiva do leite, desde a produção nas propriedades rurais até o processamento na agroindústria familiar.
 
 
“Para nós da Emater/RO, o ConQueijo só vem abrilhantar o trabalho da assistência técnica, porque as agroindústrias orientadas estão sendo premiadas, é um reconhecimento do trabalho da extensão rural e do produtor”, disse Luciano Brandão, presidente da Emater Rondônia.
 
 
A maior parte do queijo produzido em Rondônia é do tipo Mussarela
 
 
O objetivo do governo de Rondônia com a realização do concurso é estimular a melhoria da qualidade do queijo rondoniense, por meio de uma competição saudável entre as agroindústrias, bem como dar visibilidade a este importante produto lácteo, que está na pauta de exportação do Estado.
 
 
Para o governador Marcos Rocha, o Concurso de Qualidade do Queijo contribui para a melhoria da qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte, processadores de leite e derivados. “As famílias passam a ter mais uma fonte de renda, com produtos de qualidade e ajuda a fomentar a economia de Rondônia”, explicou.
 
 
Na lista das premiações conquistadas pelos laticínios da região Madeira Mamoré; tem dois – primeiro lugares, nas categorias provolone e coalho, e quatro – segundo lugares, e mais três prêmios de terceira posição. Na categoria provolone, o laticínio Laklein de Candeias do Jamari é bicampeão, e na categoria coalho, o primeiro lugar foi para Guajará-Mirim, laticínio Pôr do Sol.
Direito ao esquecimento
Você acredita que a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será reaberta ainda este ano?
Como você classifica a gestão do prefeito Ivair Fernandes em Monte Negro?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS