CUIDADO: Prefeitura divulga locais para fazer exames contra doenças em Porto Velho

Entre elas estão: dengue, influenza, Covid-19 e febre Oropouche, feitos de forma gratuita

CUIDADO: Prefeitura divulga locais para fazer exames contra doenças em Porto Velho

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Para quem manifesta sintomas de dengue, influenza, Covid-19 ou febre Oropouche, é crucial buscar assistência médica prontamente. Em Porto Velho, os residentes têm acesso a testes de detecção de forma gratuita.

 

Segundo a Prefeitura de Porto Velho, para realizar esses testes, é necessário apresentar documentos de identificação, como RG ou carteira de habilitação, além do cartão do SUS e comprovante de residência.

 

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, que também precisa apresentar documento de identificação.

 

Para suspeitas de dengue, as pessoas podem procurar atendimento em unidades de saúde locais ou nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – CLIQUE AQUI PARA SABER OS ENDEREÇOS.

 

Nessas instalações, é feita a coleta de amostras para exames, que são enviadas ao laboratório estadual, com um tempo médio de diagnóstico de 7 a 10 dias.

 

Oropouche

 

Para a febre Oropouche, a diferenciação com a dengue é feita por meio de diagnósticos clínicos e laboratoriais.

 

Os testes são realizados em qualquer unidade de saúde e encaminhados ao laboratório estadual. Inicialmente, são feitos testes para dengue e outras arboviroses, e se derem negativo, uma avaliação clínica e epidemiológica mais detalhada é realizada para detectar a febre Oropouche.

 

Influenza

 

Quanto à influenza, os sintomas leves e moderados podem ser tratados em unidades básicas de saúde com base no diagnóstico clínico, enquanto casos mais graves devem ser encaminhados às UPAs da cidade.

 

Covid

 

Para a Covid-19, os testes são realizados na Policlínica Ana Adelaide e em outras unidades básicas de saúde (CLIQUE AQUI PARA SABER QUAIS).

 

O tempo médio para o resultado de um teste rápido é de até 30 minutos, enquanto o teste de coleta de secreções respiratórias, conhecido como PCR, leva de 7 a 10 dias para apresentar o resultado.

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Aldo Júlio em Rolim de Moura?
Qual pré-candidato à Prefeitura deAriquemes tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS