BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

ABEAR: Brasil chegará a 743 voos diários até o fim do mês, mostra levantamento

O número representa apenas 31% do número de frequências previstas para o mês antes do início da pandemia

MERCADO E EVENTOS

13 de Agosto de 2020 às 15:16

Foto: Divulgação

 

MERCADO E EVENTOS - Um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostrou que o Brasil deve chegar a uma média de 743 voos diários na última semana de agosto.
 
Apesar de uma recuperação significativa na oferta em relação aos últimos meses, o número representa apenas 31% do número de frequências previstas para o mês antes do início da pandemia, quando estavam previstos 2,4 mil voos diários.
 
O levantamento da ABEAR também mostra que a demanda por voos domésticos, medida em passageiros quilômetros transportados (RPK), em junho, está no seu menor nível em duas décadas, com queda de 85% em relação ao mesmo mês de 2019.
 
Doméstico- média diária semanal de partidas (Fonte- ANAC. Elaboração- ABEAR)
 
Voos por UFs 
                
No cenário atual, tendo como base esta semana, a operação da aviação regular atende a 93 aeroportos em todo o país, 59 a menos que no início de março, quando o país contava com operações regulares em 152 aeroportos. A média desta semana é de 650 voos diários, com destaque para São Paulo, com 216, 33% do total. Rio de Janeiro e Distrito Federal compartilham a segunda colocação, com 57 voos diários. Estados como Acre e Amapá contam com apenas dois voos diários, enquanto Roraima tem apenas um.
 
Média de partidas diárias por UF
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS