NOVIDADE: Rio de Janeiro ganhará Museu Marítimo do Brasil

O Museu Marítimo do Brasil se integrará ao circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro e fará parte do patrimônio histórico

NOVIDADE: Rio de Janeiro ganhará Museu Marítimo do Brasil

Foto: Divulgação

A diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) divulgou imagens de onde será construído o Museu Marítimo do Brasil, no Espaço Cultural da Marinha, que será revitalizado.

 

O Museu Marítimo do Brasil se integrará ao circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro e fará parte do patrimônio histórico, natural e urbano do Centro da Cidade, onde estão a Ilha Fiscal, a Igreja da Candelária, a Casa França-Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã.

 

“Nosso objeto fundamental será a história marítima do Brasil, seu passado, presente e perspectivas futuras, sua pluralidade e seu vasto espectro de abrangências. O novo museu será destinado à amplitude marítima a nível nacional, com instâncias culturais, simbólicas, religiosas, míticas, econômicas e ambientais de mares e rios brasileiros. O nosso maior objetivo é criar uma consciência marítima na população”, disse José Carlos Mathias, diretor do DPHDM.

 

Segundo o curador Evandro Salles, o Museu Marítimo do Brasil vai trazer também uma abordagem que complementa as questões puramente técnicas e científicas. A escolha do Rio é também significativa na conceituação temática da instituição: “Estar localizado no mais famoso entre os portos brasileiros dará ao museu os instrumentos para revelar o papel da cidade na formação da nacionalidade brasileira historicamente constituída”, disse.

Direito ao esquecimento

Qual senador(a) você acha mais atuante?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública. Vote quantas vezes quiser!

MAIS NOTÍCIAS

S M R de Freitas

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS