TURISMO: Peru reabre fronteira terrestre para viajantes: confira dicas de roteiro

Grupo de motociclistas já prepara viagem até país andino; aproveite e confira dicas de viagem

TURISMO: Peru reabre fronteira terrestre para viajantes: confira dicas de roteiro

Foto: Divulgação

Durante o final de semana, o governo do Peru anunciou que as fronteiras terrestres estariam reabertas para os brasileiros. Uma ótima notícia para os rondonienses que curtem viajar de carro, querem conhecer ou voltar a Cusco, local histórico que abriga a famosa Machu Picchu. 
 
São 1.496 quilômetros de Porto Velho até a cidade peruana. A mesma distância até Cuiabá (MT), por exemplo. Porém, com a possibilidade de ver muitas montanhas e até neve.
 
Uma empresa especializada em viagens de aventura está organizando um grupo de motociclistas para irem até Cusco. A saída já é no próximo dia 25 de fevereiro e o retorno no dia 03 de março. Mais informações podem ser conseguidas no (69) 99265-8888.
 
 
“Serão de 8 a 12 motos, com carro de apoio e um guia especializado na região”, explicou João Tagino. 
 
Regras
 
Todo viajante (maior de 12 anos de idade) deverá comprovar vacinação completa contra a Covid-19 (1 ou 2 doses, dependendo da vacina). Vale lembrar que a aplicação da última dose deve ter sido registrada pelo menos 14 dias antes do embarque; caso contrário é possível entrar no país apresentando teste PCR negativo para a Covid-19 com data de resultado não superior a 72 horas antes do embarque.
 
Menores de 12 anos só precisam ser assintomáticos para poderem embarcar. É preciso também preencher uma declaração jurada online. Não é preciso realizar quarentena para ingressar no país.
 
Vale lembrar que o uso de máscara cobrindo nariz e boca para circular em todo país é obrigatório, assim como o uso de duas máscaras em lugares fechados como aeroportos, centros comerciais, bancos, supermercados entre outros.
 
O país ainda mantém algumas regiões com restrição relativas a capacidade de lotação de espaços fechados e não é permitido promover/participar de aglomerações. 
 
Para mais informações sobre o ingresso no Peru acesse o https://www.peru.travel/pt/covid
 
 Vista da estrada no caminho para Cusco (Peru).
 
Dicas
 
O jornalista Alan Alex já foi ao país nove vezes. Segundo ele, “conhecer o Peru, um país incrível e coladinho ao Brasil é uma experiência inesquecível. Apesar de ter ido várias vezes, cada retorno é uma nova sensação, lugares diferentes e mesmo quando a gente revisita algum, é uma novo olhar, a gente consegue observar mais detalhes, que haviam passado batido outras vezes”.
 
Carro alinhado e balanceado e uma observação importante: se você for fazer essa viagem, ou qualquer outra, essa revisão é obrigatória, pneus novos dão estabilidade e aderência necessárias para qualquer estrada. Corolla pronto, foi só verificar a documentação pessoal. 
 
É obrigatório que você tenha em mãos o passaporte ou sua cédula de identidade. CNH, carteiras funcionais ou qualquer outro tipo de documento é válido como identificação, mas com RG ou passaporte, sua entrada é tranquila.
 
Já leve em um envelope:
 
*Cópias de sua CNH
 
*Cópias do documento do veículo (não precisa autenticação)
 
Vista da Plaza de las Armas, em Cusco.
 
A viagem é sossegada até Assis Brasil, fronteira entre Brasil e Peru. No lado brasileiro é importante parar no posto de fiscalização da Polícia Federal. Vá até o setor de imigração da Polícia Federal e apresente sua documentação. 
 
Eles irão lhe dar um papel de entrada, se você apresentar passaporte, o mesmo será carimbado. Não é necessário parar na Receita Federal. 
 
No lado peruano, apresente xerox de documento do veículo, do papel de entrada da Polícia Federal e de seu documento de identidade, isso pode ser feito em frente à imigração peruana. Detalhe importante, o veículo deve estar em seu nome, eles não aceitam procurações.
 
Caso o carro esteja em nome de outra pessoa, ela deve estar no veículo, não necessariamente dirigindo. Eles vão fazer seu cadastro e do veículo na Aduana peruana e em seguida você se dirige á imigração, fica um ao lado do outro. Todo o processo leva no máximo 15 minutos.
 
Importante: No posto de fronteira você vai encontrar vários cambistas, faça o câmbio de Real para Solis (moeda peruana) ali mesmo. Em Cusco o real não é aceito, e nas casas de câmbio, a diferença é enorme.
 
Quer saber mais detalhes, acesse aqui
 
Festejo em Cusco atrai milhares pessoas para cidade.
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS