ATRAÇÕES: Conheça alguns dos principais eventos turísticos do Brasil no mês de agosto

Calendário de MTur registra 126 festividades em todo o país para este mês. Conheça e aproveite!

ATRAÇÕES: Conheça alguns dos principais eventos turísticos do Brasil no mês de agosto

Foto: Divulgação

Omês 8 da folhinha do calendário chegou e com ele vem também uma série de festividades espalhadas por todo o Brasil. No Calendário de Eventos do Ministério do Turismo, ferramenta colaborativa feita por meio do envio das agendas de eventos de municípios e estados, registra, para agosto, 126 celebrações de norte a sul. Tradições religiosas e culturais, festivais de inverno, gastronomia, eventos literários e agropecuários, espetáculos e muito mais fazem parte da lista. 
 
FRIO NO NORTDESTE - Que tal curtir um friozinho em pleno Nordeste brasileiro? Entre os dias 1º e 7 de agosto acontece o início da Rota Cultural Caminhos do Frio, na cidade de Serraria (PB). Além de Serraria, a Rota percorre outras nove cidades do Brejo Paraibano durante 60 dias e, junto com o frio na região, oferece um evento que mistura gastronomia, artesanato, apresentações culturais, trilhas e oficinas.
 
Outro evento que também tem como atrativo principal o frio no Nordeste é o Festival de Inverno de Morro do Chapéu (BA), que acontece entre os dias 5 e 7 de agosto. Serão múltiplas expressões em sua programação: shows, intervenções, recitais, concertos uma deliciosa rota enogastronômica sensorial.
 
EVENTOS RELIGIOSOS - O Calendário do MTur também conta com eventos religiosos. Entre os dias 1º e 15 de agosto, Felixlândia (MG) reúne romeiros e turistas interessados em participar de missas, shows e das tradicionais barraquinhas em homenagem ao Jubileu de Nossa Senhora da Piedade.
 
No Norte do Brasil, o município de Cruzeiro do Sul (AC) vai promover a segunda maior festa religiosa da região: o Novenário em honra a Nossa Senhora da Glória, que acontece há 104 anos e atrai milhares de devotos. O evento será entre 5 e 15 de agosto e a procissão, realizada no último dia, acontecerá em forma de carreata, recebendo de braços abertos turistas que buscam professar sua fé.
 
Já em Miracema do Tocantins (TO), a celebração religiosa que promete agitar a cidade é para comemorar o Dia do Evangélico! A festividade acontece no dia 24 de agosto, com uma noite de louvor e adoração em praça aberta com apresentações de artistas gospel regionais e nacionais. O evento é voltado para toda a família e terá, ainda, uma praça de alimentação com uma deliciosa variedade de comidas.
 
FESTIVAL DO AGRO – As festas que valorizam as tradições de um Brasil agropecuário também marcam presença no Calendário. A Festa do Peão de Barretos, que acontece entre os dias 18 e 28 de agosto, na cidade de Barretos (SP), é um exemplo de festejo que atrai milhares de amantes da cultura do interior do país. Realizada anualmente no mês de aniversário da cidade, a festa é a maior do seu ramo na América Latina. Entre os atrativos está um dos maiores rodeios do país, apresentado em diferentes modalidades, além de shows, apresentações culturais, feira comercial e área de camping.
 
Celebração do agro também vai acontecer no município de Careiro (AM). Por lá, as comemorações da feira Agropec acontecerão entre 4 e 6 de agosto, contando com atrações nacionais, desfiles de rainhas e muita negociação entre os produtores. O evento dispõe também de exposição de animais, feira de artesanato, gastronomia e diversas outras atrações que podem ser aproveitadas pelas famílias do município e pelos visitantes.
 
CINEMA, TEATRO E LITERATURA – A cultura não fica de fora do Calendário de agosto! Teremos o Festival Nacional de Teatro, que acontecerá entre 17 e 23 de agosto, na cidade de Guaçuí (ES). Espetáculos que marcam as diferentes culturas do Brasil serão atrativos para o turista que visitar a cidade, contando, ainda, com arte cênica e outras movimentações artísticas, como dança, fotografia e música para enriquecer ainda mais a experiência do turista.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS