ROTEIROS: Museus do Brasil unem conhecimento e turismo em um único lugar

Museus do Brasil unem conhecimento e turismo em um único lugar

ROTEIROS: Museus do Brasil unem conhecimento e turismo em um único lugar

Foto: Divulgação

 

Sabe aquela vontade de aprender uma coisa nova enquanto viaja? Pois é, ela pode ser suprida quando o turista decide explorar o conhecimento oferecido pelos museus do Brasil, pois estar nesses locais é viajar no tempo e descobrir fatos e características que marcam o passado e reverberam no presente. Sejam públicos, privados, com ou sem fins lucrativos, os museus são importantes ferramentas de disseminação do conhecimento e esses gigantes podem ser encontrados em várias cidades do país.
 
Dados da plataforma Museusbr mostram que o Brasil tem quase quatro mil museus cadastrados até o momento, o que destaca a força dessas “casas do saber” para a disseminação da cultura e o fortalecimento do turismo. Só o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem a missão de cuidar de 99 edificações que compõem esses museus. Os museus do Ibram são públicos e estão sediados em edificações dos séculos 18, 19 e 20, construídas originalmente para outros usos. Portanto, não faltam opções para o viajante apaixonado por conhecimento, que pode contar, ainda, com a diversidade de conteúdo, uma vez que os museus abrangem temas variados, como arte, história, ciência, arqueologia, antropologia, arquivologia, imagem e som, tecnologia, entre tantos outros.
 
Ficou curioso(a) e quer embarcar na viagem rumo à visitação de museus? Vem com a Agência de Notícias do Turismo que a gente te dá algumas dicas de roteiros:
 
HISTÓRICOS – Os museus históricos são locais de verdadeiros marcos para a humanidade. Neles, é possível viajar no tempo e conhecer o passado do Brasil e do mundo. Um exemplo disso está no Museu do Ipiranga, que foi reaberto em setembro de 2022, após uma ampla reforma apoiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, e já está deixando aguçada a curiosidade dos apaixonados em história. Localizado no Parque da Independência, em São Paulo (SP), o local abriga um acervo de 450 mil itens e documentos. Entre eles estão o icônico quadro “Independência ou Morte”, do artista brasileiro Pedro Américo, que eternizou o que teria sido o marco da emancipação do Brasil perante Portugal. O acervo do museu inclui pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira etc.
 
Visitação:
 
De Terça a Domingo, das 11h às 17h.
8 a 16 de outubro
 
Valores e mais informações, CLIQUEI AQUI: 
 
MODERNOS - Arte e modernidade caminham juntos e podem ser vistas no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), localizado em São Paulo (SP). Fundado em 1947, o MASP tornou-se o primeiro museu moderno no país e é composto pelo mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, reunindo 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, e abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Além do acervo, o espaço conta com um centro de pesquisa, seminários internacionais, palestras, oficinas, cursos e mediações.
 
Visitação:
 
Terça-feira (grátis): 10h – 20h (entrada até as 19h)
Quinta-feira (grátis durante outubro): 10h – 18h (entrada até as 17h)
Quarta a domingo: 10h – 18h (entrada até as 17h)
 
Valores e mais informações: CLIQUE AQUI. 
 
Também é possível ver arte moderna no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói (RJ). Inaugurado em 1996, é o atual símbolo de sua cidade mãe e possui forma futurista (que lembra uma flor ou uma nave espacial) criada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O museu tornou-se um marco da arquitetura moderna mundial, sendo considerado uma das sete maravilhas do mundo em museus pela mídia especializada. O MAC abriga em seu acervo mais de 1,8 mil obras, cobrindo uma produção que percorre desde a década de 50 até os dias atuais. O Museu também realiza exposições temporárias, atividades e projetos voltados para a arte contemporânea.
 
Visitação
 
Galeria:
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Pátio:
Diariamente das 9h às 18h.
 
Valores e mais informações: CLIQUE AQUI. 
 
ESPORTE - Localizado dentro do Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP), o Museu do Futebol foi inaugurado em 2008 e é um dos mais visitados do país. A exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da história e cultura do país. A ideia do museu é apresentar o futebol e sua importância para a história brasileira. Por lá, o turista pode aprender sobre desde a história do esporte até os marcos e legados deixados pelo futebol. O Museu traz também exposições temporárias e narra a biografia de importantes atletas, como o Pelé.
 
Visitação:
Terça a domingo, das 9h às 17h (com permanência até 18h).
Abertura noturna: a cada primeira terça-feira do mês, das 9h às 20h (com permanência até 21h)
 
Valores e mais informações CLIQUE AQUI. 
NATUREZA - O Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), mescla arte e natureza em um único local. Ele possui um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes: são mais de 4,3 mil espécies de plantas e cerca de 700 obras de quase 40 países a serem observadas pelos visitantes, tudo isso ao ar livre e em meio a galerias dentro de um jardim botânico. O Instituto Inhotim mescla os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado, sendo um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
 
Visitação:
 
Quarta a sexta-feira: 09h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: 09h30 às 17h30
 
Valores e mais informações, CLIQUE AQUI. 
 
MAPA DE MUSEUS - Gostou das dicas e quer conhecer mais museus brasileiros? CLIQUE AQUI e desbrave a plataforma Museusbr. É um mapa que mostra onde estão localizados os museus no país. Lá, você pode pesquisar museus utilizando filtros como nome do local ou estado, consultar informações e extrair dados em formato de planilha. Por ser uma ferramenta colaborativa, é possível incluir novos museus que eventualmente ainda não estejam listados. Para cadastrar um museu, CLIQUE AQUI.
Além disso, você pode visitar os museus públicos chancelados pelo IBRAM. CLIQUE AQUI para conhecer cada um deles.
 
 
Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS